Val d'Isère: o primeiro Club Med de Alta Montanha 100% Exclusive Collection
Descubra o Club Med Val d'Isère, o resort de esqui 100% Exclusive Collection nos Alpes franceses. Experimente conforto e elegância.
Pesquisar
Famtour
Descubra as maravilhas de Genebra e os Villages de neve na França: Val D’Isère, Tignes Val Claret e Val Thorens. Dicas imperdíveis!
Em abril deste ano (2015), fui convidada pelo Club Med e pelo Point da Neve para participar de um Famtour na França e tive a oportunidade de conhecer três Villages de neve: Val D’Isere, Tignes Val Claret e Val Thorens.
Para chegar nos Villages, primeiramente voei até Genebra, cidade suíça de acesso mais próximo. De lá são cerca de 2 a 3 horas de carro até as montanhas. É possível subir no mesmo dia, porém recomendo dormir pelo menos uma ou duas noites em Genebra.
Eu fiquei um dia na cidade e em uma só manhã pude conhecer alguns dos principais atrativos. Para quem tiver interesse em explorar mais, Genebra é muito interessante e vale a pena investir um tempo para conhecer. A cidade abriga entidades internacionais como a ONU e a Cruz Vermelha, possui vários museus e parques, e é sede das maiores marcas de relógios e lojas de grife do mundo.
O transporte público funciona muito bem, é confortável, pontual e gratuito para turistas hospedados na cidade. No hotel onde você se hospeda, é fornecido um cartão de gratuidade nos ônibus que poderá ser utilizado ilimitadamente durante a sua estada. Eu particularmente não vejo necessidade de utilizar táxis, já que o transporte público atende muito bem. Outra dica é retirar no aeroporto o ticket de gratuidade nos ônibus que é válido por 90 minutos, o suficiente para você chegar até o seu hotel, já que o aeroporto é muito próximo de tudo.
Fiquei hospedada no hotel Ibis, que ficava a 15min a pé do aeroporto e 10min de ônibus do centro. É uma opção mais econômica, cerca de 100 euros a diária, mas tem também inúmeras outras opções de hotéis de diferentes categorias, inclusive hostel, mas em geral a hotelaria lá é conhecida pelos preços altos.
Na frente do hotel Ibis está o Shopping Balexert, que não pude conhecer porque o shopping fecha às 18h e não abre aos domingos. O comércio em geral não abre no domingo, então se você quiser comprar roupas de neve para a sua Ski Week, deixe para fazer isso durante a semana ou no sábado.
O caminho de Genebra até as montanhas é muito bonito. Não deixe de conhecer a cidade de Annecy, que fica no caminho. É um charme só, muito bonitinha, com casinhas de boneca e uma paisagem lindíssima, cidade cercada por um lago bem azulzinho. Fiquei com vontade de passar um dia lá.
As estradas são muito boas, mas com muitas curvas estreitas. É possível sentir um pouco de enjoo e dor de cabeça devido à altitude.
O primeiro Village que conheci foi Val D’Isère, levamos cerca de 2 horas desde Genebra. Também é possível chegar de trem por Bourg St Maurice e mais uns 40 minutos de transfer.
O Village está localizado a 1850 metros de altitude, tem uma decoração bem vibrante com tons fortes e escuros, oferece academia, ginástica, spa e piscina. Existem dois restaurantes com cardápio muito variado, bebidas e sobremesas saborosíssimas, tudo incluso. Um dos restaurantes é de especialidades e é somente com reservas.
Os quartos da categoria Club são bem pequenos, ideais para quem não liga muito para espaço e quase não fica no quarto, mas para quem leva muitas bagagens pode sentir um pouco de dificuldade em ter que disputar espaço com as malas. Outros pontos negativos que achei foram a falta de tomadas perto da cama e o uso de chaves, não cartões, uma para a porta do quarto e outra para o armário de equipamentos de ski, o que acaba sendo pouco prático.
O Village também conta com o Espaço 5 Tridentes, que é um espaço exclusivo e mais sofisticado, com quartos mais amplos e recepção com check-in separado, entre outras facilidades.
Na minha opinião, esse é um Village mais indicado para casais e adultos; não é muito familiar, pois não oferece estrutura para crianças, embora receba famílias tranquilamente.
A montanha é incrível, com grande quantidade de pistas amplas e bastante estrutura. As aulas de ski/snow são fundamentais, mesmo para quem já tem um nível mais avançado; os instrutores são excelentes e é impossível sair de lá sem subir um nível de aprendizado. Considero um ótimo negócio você aproveitar as aulas ao máximo.
A cidadezinha de Val D’Isere é razoavelmente grande, com várias opções de lojas, feirinhas e muitos restaurantes; é bem movimentada e animada.
Do Village até o centrinho são de 5 a 10 min de ônibus. Esse ônibus é gratuito e circula por lá durante todo o dia.
No próximo post contarei sobre a sequência da minha viagem e sobre os villages de Tignes Val Claret, onde passei o dia, e o village de Val Thorens, meu favorito!
Por Letícia Couto
DESTAQUES DO BLOG
Topic
Famtour