Sobre
Em Zermatt há neve durante os 365 dias do ano, o que possibilita esquiar em qualquer época. Localizado na Suíça a 129 km da fronteira com a França e a 80 km da Itália, este bucólico destino situa-se a 1.600 metros de altitude. Seus picos gigantes, entre eles o icônico Matterhorn, asseguram uma espécie de inverno permanente. Tenha certeza que em Zermatt você vivenciará uma das maiores aventuras de neve da sua vida!
ZERMATT E O MATTERHORN
Você lembra da embalagem do chocolate Toblerone? Saiba que a montanha ali ilustrada está localizada em Zermatt e é o principal símbolo da Suíça. Matterhorn, essa montanha de 4.478 metros de altura, pode ser avistada de qualquer canto da cidade. A beleza de seu cume iluminado ao nascer do sol e no fim do dia é um show à parte! Vale registrar que Weisshorn e Breithorn são outros dois picos gigantes, igualmente bonitos e que compõem a geografia da região.
ZERMATT: A CIDADE DOS PEDESTRES
Lar de 5.600 habitantes, Zermatt não permite a entrada de carros. Existem alguns pequenos veículos elétricos que servem de shuttle para os hotéis, mas, de maneira geral, é possível afirmar que quem manda nas calçadas e nas ruas são os pedestres. O acesso é feito por Tasch, cidade vizinha onde se pega o trem até Zermatt. O visual da chegada é incrível e não é raro ver visitantes boquiabertos e de olhos marejados ao se depararem com o imenso Matterhorn.
ZERMATT E A CULTURA DOS ALPES SUÍÇOS
Construções de madeira, sacadas floridas, ruas estreitas e o sorriso dos locais criam uma atmosfera interiorana em Zermatt, onde as tradições são preservadas com orgulho. Tanto é assim que o alphorn, instrumento de sopro que mede 3,5 metros e que é típico dos Alpes suíços, tem presença assegurada em todos os lugares. De acordo com o folclore, essa corneta gigante era utilizada pelos pastores que conduziam as vacas nas pradarias, sendo um recurso para acalmá-las durante a ordenha.
ATRAÇÕES EM ZERMATT
No entorno de Zermatt há vilas muito simpáticas, entre as quais Hinterdorf, que possui uma arquitetura típica dos Alpes. Vale a pena conhecer as edificações para vivenciar a autêntica atmosfera suíça. Gornergrat é outro passeio bacana. Você pega o trem e sobe a uma altura de 3.089 metros, onde se avistam 29 dos 48 picos existentes na Suíça, assim como o Gorner Glacier, a segunda maior geleira alpina que possui 12,4 km de comprimento e 1,5 km de largura.
HOSPEDAGEM EM ZERMATT
Embora Zermatt seja pequena, ela possui infraestrutura completa com mais de 108 hotéis e 100 restaurantes. Há desde opções caras e localização central a alternativas mais afastadas e preços democráticos. Embora exista teleférico por toda a parte, faz muito frio em Zermatt, por isso, é recomendável que o hotel seja bem localizado para que o turista não bata perna para chegar à montanha ou fazer uma boa refeição.
Conheça
A Montanha
Esquiar pelos 360 km de pistas de Zermatt, avistando o majestoso Matterhorn, ao lado da Itália e próximo à França é, sem dúvida, uma experiência inesquecível. Há quem cruze o mundo para esquiar aqui, pois Zermatt é um destino sem risco de decepção.
ZERMATT E O WOLLI’S PARK
Não estranhe se você se deparar com alguém fantasiado de carneiro no meio da pista de esqui. Trata-se de Wolli, o mascote local, que também dá nome ao parque projetado para crianças e esportistas de primeira viagem. Além de pistas acessíveis, o Wolli’s Park tem vista privilegiada para o Matterhorn, oferece acesso ao lago Leisee, disponibiliza pavilhão para piquenique e conta um completo kids club.
CURLING, HELISKI E FORA DE PISTA EM ZERMATT
Você conhece o curling? Se não tem ideia do que seja, trata-se de um esporte praticado no gelo, que bomba durante as Olimpíadas de Inverno e cujas regras se assemelham à bocha. Em Zermatt você pode praticá-lo, pois há uma pista profissional que fica repleta de esportistas e curiosos. Outra atividade bacana é o heliski. Ao voar do helicóptero, você terá a real dimensão do paraíso que é Zermatt. Dica: os que se aventuram no heliski são os mais experientes para os quais são recomendados os percursos fora de pista. Para esta modalidade, há muitas opções e todas fantásticas, capazes de fazer o esquiador se sentir dentro de um documentário do National Geographic.
ZERMATT E O MATTERHORN GLACIER PARADISE
Existem estações de esqui na Europa com pistas mais altas do que Zermatt, mas nenhum teleférico sobe tanto quanto o Matterhorn Glacier Paradise. Ele coloca você a 3.883 metros de altitude, fazendo com que se sinta tocando o céu. Prepare a câmera e o coração, pois é mesmo de tirar o fôlego!
145 pistas
- 20% iniciantes
- 75% intermediário
- 5% avançado
63 meios de elevação
- Altura para base: 1.562 m
- Altura máxima: 3.899 m
- Desnível esquiável: 2.337 m
Como chegar
É possível chegar a Zermatt por Berna (130 km), Genebra (232 km) ou Basel (258 km). As três cidades suíças possuem aeroportos internacionais, onde é possível tomar um táxi, um trem ou alugar um carro. Outra alternativa é pegar o shuttle que sai desses aeroportos para Tasch, onde um trem conduz a Zermatt em poucos minutos. Lembrando que o Point da Neve oferece serviço de transfer para maior comodidade e segurança dos clientes.