Sobre
O extremo sul da Argentina oferece duas grandes atrações: Ushuaia, a cidade mais meridional do mundo, onde você está a 800 km da Antártida, em plena terra do fogo, na pontinha da América do Sul; e El Calafate, povoado situado às margens do Lago Argentino, a meio caminho entre Buenos Aires e Ushuaia, onde você irá ver a geleira Perito Moreno, algo realmente deslumbrante.
As distâncias envolvidas, as conveniências de rotas aéreas e os tempos necessários para passeios & atividades, fazem com que seja sempre vantajoso incluir os dois destinos na mesma viagem ao sul do continente - assim, veja abaixo algumas informações sobre estas duas regiões espetaculares, e vá preparando suas câmeras!
Ushuaia é, simplesmente, a cidade mais meridional do mundo. Em outras palavras, você está muito, muito perto da Antártida - são 800 km rumo sul até lá, e bem longe de Buenos Aires, que está a 3.600 km ao norte.
A região é famosa há séculos, pela suas características de topografia, vegetação, clima, animais, tudo muito diferente daquilo que se está acostumado. Unindo os oceanos Atlantico e Pacífico, até à construção do Canal do Panamá este extremo sul da América do Sul -conhecido como Terra do Fogo - foi a única ligação possível, por mar, entre as costas leste e oeste das Américas, e suas condições dificílimas de navegação já se tornaram lenda.A cidade, portuária, está à beira do Canal de Beagle, e no pé de uma série de montanhas que, durante boa parte do ano, estão cobertas de neve. Entre estas montanhas está o Cerro Castor, a 26 km do centro da cidade, onde foi construído um belo centro de ski que, hoje, atrai turistas de todo o mundo - a localização tão austral de Ushuaia faz com que sua temporada de neve seja longa, e com grande garantia de neve em quantidade e boa qualidade.Ushuaia é uma zona livre de impostos - e assim tem uma área do comércio que faz a festa dos visitantes: há mercadorias de todo o mundo, de todo o tipo, vendidas a preços realmente muito, muito baratos. São muitas quadras de lojas, e é quase impossível sair dalí sem um montão de sacolas cheias de coisas.
Recebendo muitos visitantes de todo o tipo - a cidade vê chegar navios de cruzeiro sem parar, recebe turistas interessados na Patagônia & ecoatividades, recebe esquiadores & snowbordistas, alpinistas, trekkers, enfim muita gente - Ushuaia também tem uma boa quantidade de restaurantes legais, bistrôs, lojas de artesanato e galerias de arte.Assim, além de curtir a montanha e praticar ski & snowboard, há muito o que ver e fazer na região: visitas a parques, passeios de barco, excursões ao famoso Presídio desativado (imperdível), museu do fim do mundo, observação de animais exóticos, etcetcetc.
O aeroporto de Ushuaia recebe vôos de aviões de grande porte - sua pista recebia os Concordes em seus áureos tempos - e a população da cidade é extremamente gentil e receptiva, convivendo com o turismo há décadas e, assim, sabendo da importância da simpatia como fonte de atração de pessoas.El Calafate é um típico povoado patagônico, situado nas encostas dos Andes, numa região de grande beleza - são lagos e muitas geleiras, bosques, florestas petrificadas - que recebe turistas de todo mundo, atraídos principalmente pela geleira Perito Moreno, algo que encanta a milhares de pessoas todos os anos.A cidade está à beira do Lago Argentino - o maior lago do país - e apesar de ser pequena, oferece uma grande quantidade de hotéis e pousadas, restaurantes de comidas típicas e cardápios internacionais, bistrôs, casas de chá, além de um bom comércio de boutiques e artesanatos.A população local é extremamente gentil e simpática com os turistas, algo que realmente faz parte do encanto local.
A principal atração da região é Perito Moreno, uma geleira de 5 quilômetros de comprimento e 60 metros de altura, com uma inacreditável cor branco-azulada, situada a cerca de 100 km da cidade. Um grande e organizado conjunto de passarelas permite admirar esta beleza de muitos ângulos - mas vocês podem fazer uma excursão por cima da própria geleira, em caminhadas acompanhadas por guias especializados, todos usando "grampones", garras de aço acopladas aos calçados; ou uma excursão em "gomones", os pequenos barcos de borracha que, no pequeno lago que se forma à frente da geleira, o levará muito perto das escarpas de gelo.
Além de Perito Moreno, a região oferece diversas outras geleiras impressionantes, avistadas em passeios de barco que saem diariamente de Calafate; passeios a montanhas famosas, como o Cerro Torre e o Cerro Fitzroy - este, uma das mecas do alpinismo mundial; cavalgadas; passeios de 4x4 por diversos pontos interessantes da região como El Balcón, Cerro Frias e Cerro Huiliche, e... muita pesca, vem gente do mundo inteiro para a pesca de trutas.Perto de Calafate, já em território chileno, está o Parque Torres del Paine, um espetáculo!Calafate recebe vôos nacionais e charters internacionais em seu pequeno mas bem equipado aeroporto, com freqüência diária; e barcos que percorrem os muitos lagos e canais da região, vindos de Puerto Natales/Chile.VOCÊ QUER SABER DE PROGRAMAS DE SKI & SNOWBOARD NO CERRO CASTOR / USHUAIA?clique aqui
Conheça
A Montanha
Como chegar
USHUAIA
O aeroporto de Ushuaia recebe vôos de aviões de grande porte, em diversas freqüências diárias.A cidade está 3.200 km ao sul da capital, e a distância e localização tornam muito difícil o acesso por terra - que é feito através de travessias Chile/argentina e balsa no estreito de magalhães.
EL CALAFATE
O aeroporto de El Calafate recebe vôos de Buenos Aires e Ushuaia em diversas freqüências diárias.A distância da capital também não convida ao acesso por terra... mas você virá de Buenos Aires pela RA -3, passando por Trelew, Comodoro Rivadávia e Puerto San Julián e aí tomando a R-9.
Dicas úteis
1. Ushuaia, por sua posição geográfica extrema – pense bem, não existe nenhuma outra cidade do planeta tão próxima à Antártida, são apenas 800 km de distância entre a Terra do Fogo e o continente antártico – tem características muito marcantes em diversos sentidos: você irá conviver, no seu dia a dia, com coisas que não está acostumado e que ficarão gravados em sua memória; isso é a Patagônia!
O céu de Ushuaia: pode ter certeza de que o céu, na região da terra do fogo, é bem diferente daquele que você vê aqui no Brasil. Durante o dia, nuvens esfarrapadas, fruto do intenso vento das altitudes mais elevadas – ali se encontram os oceanos atlântico e pacífico, e há os encontros de correntes de ar – é o cotovelo do mundo; e durante a noite, as estrelas parecem ter mudado de lugar e de posição – além do que você irá ver muitas, mas muitas estrelas, pois a atmosfera limpa e ausência de luminosidade em centenas de quilômetros ao redor são aliados seguros para quem gosta de olhar para o céu à noite. Enfim: o céu da patagônia é deslumbrante!
A fauna de Ushuaia: imagine enxergar, todos os dias, pingüins aos bandos, por exemplo… ou passar ao lado de um elefante-marinho que descansa suas toneladas após uma refeição de muitos peixes… estar olhando o mar e ver um rabo de baleia levantar, majestoso, a pouca distância… sim, os animais desta região da Patagônia são exóticos, e este um contato para lá de marcante na vida de qualquer um.
A arquitetura de Ushuaia: a cidade, que durante muitos anos serviu apenas como ponto de ocupação de território, presídio, e apoio a atividades pesqueiras extremas (puxa, estamos hablando do “fim do mundo”!) é uma mistura de casinhas coloridas com telhados de zinco, casas estilo colonial, prédios modernos, numa mistura que encanta a todos os turistas: é difícil você encontrar uma cidade com aparência tão exótica – também ressaltada pela geografia, com o mar na frente e as montanhas cercando de muito perto. Pura Patagônia!
A população de Ushuaia: você irá encontrar um pessoal muito gentil e simpático, que convive há muitos anos com o turismo e assim entende a importância de um ótimo tratamento aos visitantes como fonte de subsistência desta região patagônica; assim, junto com os locais você irá ver, também, gente vinda de todo o mundo para conhecer as belezas da Terra do Fogo, para ver baleias e pingüins, a flora e toda fauna da região – e os turistas que descem dos navios de cruzeiro que quase todos os dias ancoram em Ushuaia, para o pessoal conhecer a cidade, fazer umas comprinhas e aproveitar os muitos restaurantes.
Os passeios de Ushuaia: há muita coisa para ver e fazer na região… desde os passeios de catamaran, para avistar os animais que ocupam as ilhotas (e você irá cansar de ver pingüins, elefantes-marinhos, focas, lobos-marinhos) , a visita ao antigo presídio (imperdível, brrrrrr….), o passeio com o trem-do-fim-do-mundo, em que os presidiários eram levados aos bosques da região para cortar lenha; o parque nacional, o Cerro Castor… a cidade, além disso, é zona franca: Ushuaia tem um bom numero de lojas, que vendem coisas do mundo inteiro, e a preços mais que convidativos. Enfim: a semana passa rápido, e há mais coisa para ser feita em Ushuaia do que tempo disponível – e assim você terá ocupação total para seus olhos e sentidos durante a sua viagem para a Terra do Fogo.
Os restaurantes de Ushuaia: como a cidade recebe muitos turistas que se dirigem à Patagônia – e eles vem de todas as partes do planeta – há um ótimo número de bons restaurantes, oferecendo comidas de todo o tipo, mas a pedida local é, claro, curtir as delicias do mar: você poderá comer peixes, ostras, mariscos, mexilhões, vieiras, centollas (aqueles enormes caranguejos) polvos, lulas sem parar, com receitas incríveis e temperos exóticos. Você terá, enfim, comida para todos os gostos, desde o hambúrguer até a lagosta mais refinada.
Falando em passeios em Ushuaia… o tal presídio é realmente algo muito impressionante, com suas paredes enormes, suas celas que abrigavam os inimigos políticos (e os viam morrer em pouquíssimo tempo pelas condições terríveis do lugar) e as incríveis histórias que são contadas pelos guias que acompanham as visitas. Não perca a história do Enano Orelludo, um personagem local – imperdível. Coisas da Patagônia!
O Museu do Fim do Mundo é uma pequena casa no centro de Ushuaia… para quem gosta de história, é uma visita obrigatória: as incríveis dificuldades envolvidas com a formação do povoado, o extermínio dos nativos pelos espanhóis, os tempos da pesca das baleias-franca e baleias-jubarte , com fotos e diários da época, artefatos, espécimes encontrados na região – enfim, dá para passar horas dentro deste lugar encantado, conhecendo detalhes e curiosidades da Patagônia Argentina.
Para quem gosta de manter a forma enquanto está viajando, uma dica legal: correr em Ushuaia é muito legal… imagine, você está a 800 km da Antártida, tudo à sua volta é muito diferente de tudo o que já viu por aí, e de vez em quando você cruza com um leão-marinho tomando um solzinho; ou uma baleia mostra a sua enorme cauda… ao fundo, transatlânticos, barcos de pesca… Mas bah! >>> leve os seus tênis junto!
Dica para comer (muito) bem em Ushuaia: O Restaurante Tia Elvira, uma tradição desta cidade patagônica! Você está na beira do oceano, e assim… a escolha natural é para as coisas do mar: pescados, camarões e lagostas, ostras e mariscos, mexilhões, vieiras, e as famosas centollas – aqueles caranguejos enormes e deliciosos! Veja estas 3 fotos: um prato de centolla, uma merluza negra com batatas ao forno, e um risoto de mariscos – uma delícia a mais neste seu roteiro no Fim do Mundo!2. El Calafate está cada vez mais famosa… este pequeno vilarejo, às margens do Lago Argentino (o maior lago do país vizinho) é o ponto de apoio e acesso aos visitantes que vem conhecer a Geleira Perito Moreno (garantimos, esta é uma das visões mais lindas e impressionantes de nosso planeta) e os muitos glaciares do Lago Argentino, ocupando os muitos hotéis, hosterias e albergues da cidade – e seus ótimos restaurantes e pubs, a noite também é bem divertida. Veja alguns motivos para você ir lá – o mais rápido possível:
Perito Moreno é o nome do engenheiro que demarcou as fronteiras de Argentina e Chile; e os hermanos o homenagearam dando a esta enorme e singular geleira o seu cargo e nome: Perito (seu cargo) Moreno (seu sobrenome). E há motivos: é algo deslumbrante, tão lindo que parece montagem, cenário feito em computador para algum filme de aventuras. É a Patagônia em toda sua glória!
A Geleira Perito Moreno tem cerca de 60 metros de altura e 2km de extensão, e você fica muito perto dela, em passarelas seguras e bem construídas (são quilômetros delas…) , vendo o espetáculo visual e auditivo: a cada poucos minutos, lascas enormes de gelo se desprendem da geleira e caem no lago à frente, com o maior estrondo e movimento. Fica muito fácil de entender porque vem gente de todo o mundo para a patagônia argentina…
Perito Moreno tem uma cor azulada – fruto da enorme compressão existente na massa de gelo, e quando bate o sol… você tem um grande diamante faiscante à sua frente, cercado de montanhas e bosques, e um pequeno lago – divino!
Estando em Perito Moreno, você pode ainda: passear de barco neste laguinho à frente da geleira, usando aqueles barcos infláveis com pequenos motores de popa (os “gomones”), um passeio muito legal e impressionante; ou caminhar sobre a geleira perito moreno (sim!!!), em passeios guiados e com o uso de ” grampones “, que são armações de aço adaptadas aos calçados, com pontas no solado – imperdível, não deixe de experimentar isso.
Além de visitar o Glaciar Perito Moreno, você poderá fazer um passeio de barco pelo Lago Argentino – o visual é maravilhoso, o lago é cristalino, e você estará cercado de natureza no seu estado mais selvagem e primitivo – avistando dezenas de outras geleiras, algumas realmente enormes. Este passeio dura todo o dia, e… com certeza justifica sua permanência em Calafate por mais tempo, há muito o que ver e fazer neta região da Patagônia.
El Calafate é muito simpática e divertida, sempre cheia de gente de todo o mundo, e suas muitas línguas – um restaurante de Calafate, à noite, é uma verdadeira torre-de-babel, vale a pena ficar escutando para adivinhar o país de origem daqueles gringos das mesas ao lado, acredite. Ah: e a comida é muito boa, há escolha para todos os gostos.
O cheirinho… Calafate tem um cheirinho todo próprio, que vem de sua vegetação – uma mistura de aromas de ervas, e dos muitos plátanos e álamos desta região da Patagônia.Tenha a certeza de que isso você não irá esquecer: deveria poder ser engarrafado, para venda aos turistas encantados!
Um passeio muito especial que pode ser feito por quem está em El Calafate: visitar o Parque Nacional Torres del Paine, em território chileno, um dos lugares mais lindos do planeta – lagos, cascatas, bosques, geleiras, montanhas, num conjunto de belezas realmente extraordinárias.É um passeio de todo um dia, e é lindo o tempo todo, desde a saída até a chegada, as vistas e atrações se sucedem sem parar – você está cercado de Patagônia por todos os lados!
Bueno, neste seu passeio à Patagônia Argentina, você irá passar por Buenos Aires. E a capital dos Hermanos é, definitivamente, uma cidade que vale a pena ficar alguns dias para conhecer, curtir, comprar… caminhar em seus parques e avenidas, suas ruas charmosas e cheias de história; ir ao Teatro Colón, ou assistir a alguma peça em algum dos muitos teatros dos portenhos; fazer compras na região da Florida, ou nas diversas áreas de Palermo Viejo (palermo Soho, palermo Hollywood…); visitar o Puerto Madero e seus restaurantes charmosos, dar uma volta pela Boca – tão tradicional e tão portenha, conhecer o estádio da Bombonera (brrr…) num jogo do Boca Juniors – e comer muita, muita carne em algum dos milhares de restaurantes que a cidade oferece. Estes são só alguns exemplos…
Assim… além de visitar e se encantar com Ushuaia e Perito Moreno, não deixe de aproveitar muito bem seu tempo em Buenos Aires. Veja algumas dicas prá lá de sedutoras:
Palermo Viejo está na moda… assim, procure ficar por lá, tanto nas hospedagem como para fazer compras (são centenas de boutiques charmosas…) e escolher restaurantes (são centenas de restaurantes charmosos…): além de tudo, você irá ver muita gente bonita e bem vestida – Buenos Aires é uma cidade em que as pessoas se vestem muito bem… e a mistura de italiano e espanhol dos Hermanos deixou sua população muito bonita!
Um passeio pelo Delta do Tigre é um das passeios mais interessantes para se fazer em Buenos Aires. Você irá conhecer um lado da capital portenha que a maior parte das pessoas sequer sabe que existe… e é muito lindo, pode ter certeza de o dia será muitíssimo agradável! Leve junto sua câmera fotográfica, protetor solar e… boa viagem!
Bueno, um citytour em Buenos Aires é… imprescindível, a melhor maneira de conhecer a capital dos Hermanos em todo o seu esplendor. Há um montão de coisas imperdíveis – a Recoleta, a Casa Rosada, o Museu de Arte Moderna, a região do porto, a Boca, Plaza San Martin, Plaza de Mayo, Palermo e seu hipódromo… enfim, há muitíssima coisa para ver e sentir na cidade, e um citytour com guia é a forma fácil, barata e simpática de passar um ótimo dia (ou meio dia) em Buenos Aires, durante seu passeio pela Patagônia!
Puerto Madero está na última moda de quem quer curtir uma culinária mais refinada e chique em Buenos Aires: são dezenas de restaurantes muito lindos, à beira do Canal e na frente da ponte, oferecendo todo o tipo de culinária – oriental, internacional, francesa, fusion, mediterrânea e, é claro, as especializadas na famosa e inigualável carne argentina.A região é muito bonita, com diversos hotéis chiques, muita gente elegante caminhando pelas calles e turistas encantados com o conjunto de coisas boas à sua volta!