Sobre
Hakuba Valley, na província de Nagano, é o mais tradicional destino para a prática de esportes de neve no Japão. A região possui um dos mais elevados índices de queda de neve do país sendo que as precipitações se caracterizam pela neve powder. Não é por menos que ali estão reunidas todas as estações de esqui da cidade de Hakuba, que ganhou fama internacional em 1998 por ter sido palco dos Jogos Olímpicos de Inverno.
DISTÂNCIA ENTRE TÓQUIO E HAKUBA VALLEY
Tóquio, a mais populosa e turística cidade do Japão, está a 283 km de Hakuba Valley. Em razão da pouca distância, Hakuba Valley é um dos mais procurados destinos de neve entre os locais. Desembarcar em Tóquio e alugar um carro rumo a esse paraíso é um passeio muito bacana. Enquanto você roda pelas modernas rodovias japonesas, curte paisagens que vão ganhando características invernais a cada quilômetro percorrido.
O QUE VER E O QUE FAZER EM HAKUBA
A cidade de Hakuba ganhou o apelido de Alpes japoneses em razão da ampla cadeia de montanhas que a circunda e que remete aos icônicos picos europeus. Mas não é só pelos cumes que o destino remete à Europa. O charme da cidade está em sua história orgulhosamente preservada. É comum se deparar com edificações do século XVI, como o Castelo Matsumoto, um dos quatro castelos considerados patrimônios nacionais japoneses. Nesta imponente estrutura está o museu que retrata o folclore e a arqueologia da região. Outro importante ponto turístico é o Templo Zenkoji, construído há 1.400 anos e que abriga a primeira imagem de Buda trazida para o Japão no século VII.
Estando em Hakuba, não deixe de visitar também o Jigokudani Monkey Park, um dos maiores atrativos da região. No parque estão mais de 200 macacos selvagens, que ficam imersos nas águas termais durante o inverno. Fundado em 1964, o local é totalmente cercado e seguro aos visitantes.
O QUE COMER EM HAKUBA VALLEY
Quando você pensa em comida japonesa, lhe vem à mente peixe cru, arroz, algas e vegetais? Pois saiba que em Hakuba e arredores você irá saborear a verdadeira gastronomia nipônica com sashimis bem cortados, peixes selados, ervas e caldos substanciosos. São pratos com ingredientes e preparo diferentes do que conhecemos no Brasil, mas igual ou até mais saborosos. A saber: o turismo gastronômico na região é forte.Se você não é adepto de peixe cru, fique tranquilo! Em Hakuba e vilarejos vizinhos, as opções de cardápios internacionais são amplas com destaque para as gastronomias italiana e francesa, para as steakhouses e para os cafés de estilo ocidental. Também há vários estabelecimentos com DJs e astral animado dos après skis.
HOSPEDAGEM EM HAKUBA VALLEY
Hakuba Valley é formado por nove vilarejos cada qual com sua particularidade. Neste universo de possibilidades há acomodações para todos os estilos e bolsos. Há desde hotéis superchiques a outros mais econômicos e ainda assim confortáveis.Em tempo: o Hakuba Cortina Ski Resort é o mais indicado para quem procura neve powder. Ele é enorme e sua arquitetura é diferenciada. Lá você estará aos pés da montanha e desfrutará a neve ao máximo. Fica a dica!
Conheça
A Montanha
Se esquiar no Japão parece uma loucura, espere até ver as fotos de Hakuba Valley! Há 90 anos, o destino oferece aos esquiadores - e mais recentemente aos snowboarders – o que há de melhor no mundo para a prática de esportes de inverno. As 200 pistas espalhadas pelas nove estações de esqui formam uma infraestrutura olímpica.
PISTAS OLÍMPICAS EM HABUKA VALLEY
Em 1998, Hakuba sediou as provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano, considerado um dos mais exitosos de toda a história do torneio. Desde então o complexo vem sendo modernizado e ampliado para melhor atender esportistas e turistas. Um exemplo são os impressionantes 139 meios de elevação, que conduzem às pistas e aos snowparks.As nove estações que compõem Hakuba Valley são: Jiigatake Snow Resort, Kashimayari Ski Resort, Hakuba Goryu Snow Resort, Hakuba 47 Winter Sports Park, Hakuba Happo-one Snow Resort, Hakuba Iwatake Snow Field, Tsugaike Kogen Snow Resort, Hakuba Norikura OnsenSnow Resort e Hakuba Cortina Snow Resort. A saber: com o Epic Pass, você pode esquiar em todas as estações de Hakuba Valley. A região é grande, algumas estações são conectadas por meios de elevação, mas a maioria não é. O que os esportistas costumam fazer é esquiar cada dia em uma estação, utilizando carro ou ônibus como meio de deslocamento. Dica: o melhor snowpark está em Hakuba 47 Winter Sports Park, que está conectado a Hakuba Goryu.
HAKUBA VALLEY: NEVE POWDER E FORA DE PISTA
Hakuba Valley possui um dos mais elevados índices de queda de neve no Japão, com média anual superior a dez metros. As precipitações se caracterizam pela neve powder, que é perfeita para a prática esportiva e, quando combinada aos fora de pista, se torna o maior desejo dos esquiadores experientes. A saber: as estações de esqui Hakuba Happo-one Snow Resort, Hakuba Iwatake Snow Field e Tsugaike Kogen Snow Resort são referência para a modalidade fora de pista. Não deixe de curtir!
Os iniciantes que dispensam quedas íngremes podem começar por descidas menos radicais acompanhados por instrutores bilíngues, lembrando que em Hakuba Valley todos falam inglês. Mas se a ideia é dispensar totalmente os esquis ou a prancha de snowboard, há atividades como caminhadas na neve e passeios de snowmobile. Fora da montanha, as fontes termais são programas muito bacanas. Em Hakuba Valley elas estão por toda a parte, o que significa dizer que há várias opções de preços e tratamentos.
200 pistas
- 30% iniciantes
- 40% intermediário
- 30% avançado
139 meios de elevação
- Altura para base: 760 m
- Altura máxima: 1.831 m
- Desnível esquiável: 1.071 m
Como chegar
É possível descer no aeroporto de Tóquio e de lá pegar um táxi, um shuttle ou alugar um carro até Hakuba Valley, distante apenas 283 km. Se a ideia for se locomover de transporte público, utilize o trem da Japan Railways Shinkansen, que o deixará na Nagano Station, na cidade de Nagano. De lá, tome um ônibus para o terminal Hakuba-Happo. Lembrando que o Point da Neve oferece serviço de transfer para maior comodidade e segurança dos clientes.