Sobre
No coração dos Alpes, Val Thorens é um vilarejo francês próximo da Suíça e da Itália e que abriga uma charmosa e badalada estação de esqui. Considerada a mais alta da Europa, foi eleita a melhor estação de esqui do mundo nos anos 2018, 2017, 2016, 2014 e 2013 pelo World Ski Awards.
SABOIA, TROIS VALLÉES E VAL THORENS
Val Thorens está situada na região da Saboia, mais precisamente no Trois Vallées, tendo Courchevel, Méribel e Les Ménuires como estações vizinhas. A possibilidade de acessar cada uma delas esquiando e a proximidade com Genebra e Lyon tornam o destino bastante procurado. Outro atrativo é o Club Med Val Thorens Sensations que, além de sua invejável estrutura esquiável, também conta com bares, restaurantes, saunas e spas de primeira qualidade, tudo no sistema All Inclusive, onde o hóspede paga somente uma vez.
VAL THORENS E O WORLD SKI AWARDS
Mas não pense que as atrações se restringem apenas ao resort! Além de muito charmoso, o vilarejo é bastante animado à noite. Em meio a edificações de arquitetura tipicamente francesa, há bons restaurantes, bistrôs, cafés e lojinhas de souvenirs. Vale destacar que esse paraíso foi descoberto há pouco menos de 50 anos, quando um grupo de esquiadores resolveu fazer uma excursão pelos ainda inabitados cumes da região. Impressionados com a cadeia de montanhas esquiáveis, os esportistas resolveram instalar lá uma base para prática de esportes. Foi o ponto de partida para aquela que foi considerada a melhor estação de esqui do mundo em 2018, 2017, 2016, 2014 e 2013 pelo World Ski Awards. A saber: para a indústria global do esqui, a distinção equivale ao Oscar.
LE MALAYSIA E LA FOLIE DOUCE EM VAL THORENS
No vilarejo de Val Thorens há muita animação. Um dos mais disputados points é o Le Malaysia, uma boate que começa a bombar depois das 23h. À primeira vista parece um pequeno chalé de madeira, mas ao descer as escadas o visitante poderá comprovar a fama de maior boate de montanha da Europa. A casa subterrânea é gigantesca e conta com bandas e DJs diariamente. O restaurante La Folie Douce também não deixa por menos e garante animação com seus DJs. Dos destinos alpinos, Val Thorens é considerado um dos mais badalados e joviais, perfeito para conhecer gente nova.
GASTRONOMIA EM VAL THORENS
Em Val Thorens há cinco restaurantes estrelados pelo guia Michelin e mais de 50 estabelecimentos que oferecem gastronomia alpina, italiana e menus internacionais. O restaurante principal do Club Med Val Thorens Sensations também é uma referência no quesito boa mesa. Ali é possível degustar os menus assinados pelo chef Edouard Loubet. Nativo de Val Thorens, Edouard prima pela utilização de produtos locais.
HOSPEDAGEM EM VAL THORENS
As opções de hospedagem de Val Thorens vão desde modernos resorts a luxuosos hotéis cinco-estrelas. Independente de sua escolha, saiba que você ficará muito bem instalado. O Club Med Val Thorens Sensations, por exemplo, oferece 384 quartos projetados com design de alto padrão. Reformado em 2014, ano em que passou a aceitar hospedagem de crianças, o village se destaca por suas linhas angulosas, grandes vitrais, cores vivas e contraste dos materiais utilizados.
Conheça
A Montanha
A mais alta estação de esqui da Europa também ostenta uma das mais extensas temporadas do continente. Chegando na estação, você irá se deparar com 600 km de pistas esquiáveis para todos os níveis de dificuldade, além de instrutores prontos para ensinar da manhã à tarde. A possibilidade de passar o dia sobre esquis ou prancha de snowboard torna a viagem uma experiência esportiva verdadeiramente imersiva.
VAL THORENS: UM ÚNICO PASSE PARA QUATRO ESTAÇÕES DE ESQUI
Outro diferencial é a proximidade de Val Thorens com as estações vizinhas - Méribel-Mottaret, Saulire e Courchevel Le Praz Além disso, utilizando o Epic Pass, você pode ter acesso a essas outras 30 estações de ski da Europa. Vale registrar que, de alguns pontos da montanha, é possível avistar picos franceses, italianos e suíços, incluindo o mais icônico de todos: o Mont Blanc. Além de esqui e snowboard, há atividades como snowmobile, tirolesa, passeio com raquetes e mountain bike na neve. Um programa alternativo e bastante divertido é o passeio guiado. As caminhadas desbravam a região e levam a lindos mirantes com vistas cinematográficas para a extensa cadeia de montanhas.
VAL THORENS: TRENÓ NOTURNO E KART NO GELO
Vale destacar que Val Thorens tem a maior pista de trenó da França (são 7 km!) e que duas vezes por semana ela abre para uma aventura noturna. Você veste capacete equipado com lanterna e se deixa levar pela velocidade. E falando em velocidade, a estação possui uma pista de corrida de kart adaptada para o gelo, batizada com o nome do ex-piloto de Fórmula 1, Alain Prost.317 pistas
- 21% Iniciantes
- 33% Intermediários
- 35% Avançados
- 11% Experts
Lifts 94
- Altura para a base: 1.550 metros
- Altura máxima: 3.456 metros
- Desnível esquiável: 1.906 metros
Como chegar
Os aeroportos mais próximos de Val Thorens são o Lyon Saint-Exupéry, em Lyon (França), a 183 km; e o Geneva-Cointrin, em Genève (Suíça) a 159 km. Há também quem venha de Paris com o TGV (Trem de Grande Velocidade) que, em 4 horas, chega ao village. Lembrando que o Point da Neve oferece serviço de transfer para maior comodidade e segurança dos clientes.
Dicas úteis
Programas imperdíveis
Hospedagem
O Club Med Val Thorens Sensations oferece 284 acomodações projetadas com design de alto padrão. Reformado em 2014, ano em que passou a aceitar a hospedagem de crianças, o village se destaca das demais construções da região graças às linhas angulosas, aos grandes vitrais, às cores vivas e ao contraste dos materiais utilizados. Sem falar que no ambiente interno, há uma parede de escalada que é um barato!
Gastronomia
O restaurante principal do Club Med Val Thorens Sensations está localizado no primeiro andar do terraço. Lá são servidos o café da manhã, o almoço e a janta no sistema de buffet e com o melhor da gastronomia internacional. Há também o Empiricus, um gourmet lounge que oferece pratos autênticos e contemporâneos. Ali é possível optar por um piquenique gourmet no almoço, um lanche reforçado e um jantar de especialidades, sendo todos os menus assinados pelo chef Edouard Loubet. Nativo de Val Thorens, Edouard prima pela utilização de produtos locais. No Empiricus está a famosa adega do resort. Para os amantes do vinho, é uma perdição!
Para quem fica impaciente para praticar seu esporte predileto e não quer perder tempo, a dica é aproveitar o espaço self service do ski room, que oferece bebidas quentes e lanches para viagem. Outra opção é deixar a montanha e conhecer o vilarejo, onde há restaurantes, bistrôs e cafés super charmosos. Confira a seguir alguns deles.
La Belle en Cuisse
Neste estabelecimento você compra frios, pães, temperos e vinhos para fazer aquele piquenique! Os produtos do La Belle en Cuisse são de altíssima qualidade.
La Ferme de Rosalie
Aqui você come comida francesa de raiz. As mesas, as cadeiras e as paredes de madeira dão charme ao local.
Le Chaudron Magique
Carnes, saladas, burgers e muitas outras delícias você encontra no Le Chaudron Magique. As cadeiras estofadas e o ambiente amadeirado tornam o restaurante bem aconchegante.
Le Val Burger Pizza
Fast-food de boa qualidade a preço acessível você encontra no Le Val Burger Pizza. Um point que quase sempre está cheio.
La Maison Val Thorens
Localizado na praça principal do vilarejo, o La Maison Val Thorens oferece extensa carta de vinhos, seu cardápio é variado e a vista para a montanha é sensacional.
Restaurant La Face Ouest
Com mesas para a rua, cervejas, lanches e cafés, este restaurante é um point legal para um après-ski ou mesmo para um pit stop.
Compras
Nightlife
O sistema All Inclusive do Club Med inclui cervejas de marcas locais, coquetéis com e sem álcool, vinhos e drinques. Esse cardápio etílico irá embalar sua noite no bar principal, um ambiente de convívio bastante animado, com DJ e janelões com vista para a montanha. Outra opção noturna é o Bar Lounge, que fica dentro do restaurante Empiricus. Lá você pode curtir uma noite mais intimista e poderá ficar à vontade nos pufes e sofás do ambiente.
No vilarejo de Val Thorens também há muita animação. Um dos mais disputados points é o Le Malaysia, uma boate que começa a bombar depois das 23h. À primeira vista parece um pequeno chalé de madeira, mas ao descer as escadas o visitante poderá comprovar a fama de maior boate de montanha da Europa. A casa subterrânea é gigantesca e conta com bandas e DJs diariamente. O restaurante La Folie Douce também não deixa por menos e garante animação com seus DJs. Dos destinos alpinos, Val Thorens é considerado um dos mais badalados e joviais, perfeito para conhecer gente nova.
La Folie Douce
É um dos endereços mais badalados do vilarejo. Seu après-ski é famosíssimo! No La Folie Douce a noite começa na janta e termina com dança.
Le Malaysia
Esta é a principal casa noturna de Val Thorens. Aqui não falta animação!