Sobre
No coração do Piemonte, ao noroeste da Itália, Pragelato pertence ao segundo maior domínio esquiável do continente europeu, o Vialattea. É um destino que brinda o visitante com paisagens de tirar o fôlego, 450km de pistas e muita tradição em receber turistas.
A comuna ao pé da montanha possui pouco mais de 500 habitantes, mas a despeito da atmosfera interiorana, está estrategicamente posicionada.
Para chegar a Pragelato, o Aeroporto de Turim é a opção mais prática, situado a aproximadamente 80 quilômetros de distância. Outras alternativas incluem os Aeroportos de Milão e de Grenoble, acessíveis em cerca de 180 e 220 quilômetros, respectivamente.
Uma vez lá, a proximidade do Club Med Pragelato Vialattea com importantes cidades da Itália está entre o punhado de ases na manga que o destino possui. Outras atrações bacanas são os passeios de trenó e as visitas guiadas às vinícolas da região, atividades que podem ser agendadas no village, mas que são pagas à parte. Ou seja, é difícil conhecer Pragelato e não se apaixonar.
Outra grande vantagem é que, estando em Pragelato, esticar uma eurotrip é, sem dúvida, um programa imperdível.
Uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Turim em 2006, o centro de esqui é sinônimo de conforto e história. O Club Med Pragelato Vialattea, por sua vez, está encravado a 1.600 metros de altitude, em uma área preservada, e representa bem a convivialidade e a dolce vita italiana. Com o sistema All Inclusive, além da hospedagem e das refeições, você tem direito aos passes para a montanha e às aulas. Imagine degustar a afamada gastronomia italiana, curtir um dia inteiro praticando seu esporte preferido e, à noite, abrir um vinho e contemplar a vista para o vale. Em Pragelato, você tem tudo isso!
A densidade populacional da pequena comuna ao pé da montanha é de cinco habitantes por quilômetro quadrado. Se Pragelato está longe de ser um destino povoado, compensa por seus aconchegantes e charmosos chalés de madeira. Sem falar que você poderá se aventurar nas cenas gastronômicas de Turim, localizada a uma hora de carro, e de Milão, distante duas horas de carro. A proximidade do Club Med Pragelato Vialattea com importantes cidades da Itália está entre o punhado de ases na manga que o destino possui. Outras atrações bacanas são os passeios de trenó e as visitas guiadas às vinícolas da região, atividades que podem ser agendadas no village, mas que são pagas à parte. Ou seja, é difícil conhecer Pragelato e não se apaixonar!
Conheça
A Montanha
À primeira vista, Pragelato pode parecer uma vila de montanha normal, com um centro de esqui de médio porte. Mas bastam algumas horas desfrutando o local, para entender sua fama de principal estação de esqui italiana. São invejáveis 450 km de pistas interligadas junto a Milky Way, com circuitos preparados para esquiadores e snowboarders de todos os níveis, orientados por excelentes instrutores. O acesso às pistas e as aulas coletivas integram o pacote All Inclusive. Por isso, a dica é acordar cedo e só deixar a montanha para almoçar e ao cair do sol.
Essa experiência imersiva na neve fica ainda mais bacana quando o visitante se depara com a moderna estrutura da estação, repaginada em 2006, ano em que recebeu provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim. Além do esqui, há também snowparks, passeios de trenó, snowmobile e caminhada na neve, entre as principais atrações. A saber: pais de filhos pequenos podem curtir sossegados, pois há aulas de esqui para crianças a partir de 4 anos e recreação full-time. A atmosfera tranquila de Pragelato muda quando você entra em uma gôndola com capacidade para 60 pessoas e que liga o local às demais estações da Vialattea – a segunda maior região esquiável da Europa. Utilizando o passe contemplado no sistema All Incluisve, é possível acessar Sestriere, Gare d’Oulx, Sanscicario, Cesana e Claviere.
ÁREA ESQUIÁVEL
Como chegar
O acesso mais fácil a Pragelato é por Turim, situada a 85 km do village. É possível pegar um transfer no aeroporto e, em pouco mais de uma hora, chegar ao resort. Lembrando que o Point da Neve oferece serviço de transfer para maior comodidade e segurança de seus clientes.
Dicas úteis
Programas imperdíveis
Hospedagem
O Club Med Pragelato Vialattea oferece 20 chalés confortáveis e espaçosos. A decoração assinada pelo renomado arquiteto romano Remy Camoin é uma interpretação contemporânea dos tradicionais chalés alpinos. Há dois tipos de acomodações: o Club Familiar e a Suíte Familiar, sendo que essa conta com um ambiente exclusivo de 64 m² com direito a sala de estar. Além de desfrutar de todo esse conforto, os hóspedes ainda têm direito de usufruir da invejável estrutura do village, que oferece piscina, área fitness, sala de cardio-training, spa, sauna seca e à vapor. É muita mordomia!
Gastronomia
Quem já esteve na Itália sabe que qualquer pedaço de pão tem sabor especial. Então imagine um lugar onde você poderá saborear o melhor da gastronomia italiana até dizer chega! O sistema All Inclusive do Club Med oferece café da manhã, almoço e janta, além de lanches e bebidas.
O Club Med Pragelato Vialattea conta com quatro restaurantes. O principal é o Piemonte, estruturado com quatro espaços: Des Artes, Il Critallo, Val Troncea e L’Erbario, cada qual com sua decoração e todos posicionados ao redor do buffet, permitindo ao hóspede comer em ambientes variados. O La Tana, por sua vez, oferece especialidades da montanha, como fondue, raclette e pierrade. O cardápio do La Trattoria traz pizzas, massas e saladas, que podem ser saboreados em almoços com horário estendido. Já o Chalé Molino, situado em plena montanha, é inteiramente reservado ao Club Med. Ali você pode almoçar junto às pistas após suas aulas de esqui.
No vilarejo também há opções gastronômicas bem italianas e românticas. Vale descer um dia para bater perna na simpática comuna de Pragelato e desbravar os cardápios locais. Conheça aqui alguns deles.
Al Mulino
Excelentes massas e pizzas. O Al Mulino é uma cantina tipicamente italiana com interior de madeira e lado externo de pedra. Um charme de lugar, que ainda conta com uma adega bem especial!
Come una Volta
Massas, nhoques e outras delícias elaboradas do jeito que só os italianos sabem.
Casa San Giuseppe
O ambiente é simples, a comida é barata e tipicamente italiana. Precisa falar mais? Vale um pulo na Casa San Giuseppe!
Compras
Nightlife
O Club Med Pragelato Vialattea oferece duas opções animadas à noite. O La Lanterna é o bar principal, com ampla carta de coquetéis e próximo ao centro do village. É impossível passar por ali sem notar seu clima alegre e festivo. Já o Dolce Vita é uma proposta mais intimista, situado no segundo andar, com salões mobiliados de forma a favorecer a aproximação e agregação dos hóspedes. Há também o Sestriere après-ski, onde esportistas de toda a região se reúnem para beber, ouvir música e jogar conversa fora. Ali a animação rola solta.