Sobre
A paisagem da região de Pucón é deslumbrante: o Vulcão Villa Rica, enorme e com uma permanente fumarola saindo de sua cratera, tem ao seu pé um lago de águas vulcânicas, completamente negro – e cristalino.
À beira do lago, está o vilarejo, que tem todo o tipo de atração ligada ao ecoturismo, à natureza, esportes de verão e esportes de inverno: é uma região de muitos bosques e cascatas, de corredeiras e paredes rochosas, atraindo praticantes de rafting e escaladas de todo o mundo, além do pessoal que curte as caminhadas no meio de árvores e os apreciadores da vida selvagem.
A cidadezinha é pequena e simpática, com uma ótima rede hoteleira, restaurantes, lojinhas e bistrôs, muitos passeios organizados na região, e com um atendimento excelente aos turistas – nós, brasileiros, somos muito bem tratados no Chile!
Como a região é de vulcões, as águas termais são uma atração permanente, e sempre é uma diversão ficar horas relaxando naquela água fervendo, contando as aventuras do dia na montanha…
Falando em montanha, a 14 km do centro está o centro de ski , pequeno e simpático, com poucas pistas e meios de elevação antigos ; mas… cercado de bosques, um lugar lindíssimo, e o pessoal de atendimento é super-simpático e prestativo, todos se sentem em casa nos primeiros momentos. Os fora-de-pista de Pucon são famosos, com half-pipes naturais e muita descida no meio das árvores.
Veja os detalhes da montanha nos Dados Técnicos; para maiores informações da hotelaria, confira no item Hotéis.
A pouca distância do centro urbano de Pucón, na região do Parque Nacional Villarica, está a estação Ski Pucon que dispõe de 20 pistas para a prática de esqui e snowboard, com uma excelente qualidade de neve, de serviços e de infra-estrutura. Ski Pucon é um empreendimento do importante Gran Hotel Pucón Resort & Club, que desde 1990 é responsável pelas instalações escolhidas para realizar várias competições esportivas de nível internacional.
“Paraíso do snowboard” esse foi o nome escolhido pelas feras do esporte para os “cañadones naturais (cercos erosivos na montanha) e os half pipe”.
Em Ski Pucón você encontrará uma superfície apta para a prática do ski e do snowboard na parede noroeste do vulcão, que vai desde 1.200 aos 1.800 metros sobre o nível do mar, e ainda é onde você terá um incrível visual dos cinco lagos do sul chileno. Ali estão disponíveis as diferentes pistas de esqui com seus diversos níveis, além das diversas áreas fora de pista. A neve é úmida e congelada nas pendentes e úmida e compacta na base, e assim se mantêm até o início da primavera tornando possível uma temporada até outubro.
Ski Pucón tem 9 meios de elevação, uma famosa escola de esqui e uma equipe muito experiente de patrulheiros para garantir sua segurança na montanha.
HOTELARIA E SERVIÇOS
A região de Pucón ainda oferece boas redes de hotelaria, restaurante e pubs.
Aconchegante, o centro de Pucon tem um bom comércio, cafés e restaurantes com lareiras. Não é à toa que Leonardo DiCaprio e Gisele Bündchen já procuraram o lugar para fugir dos paparazzi.
LAZER E GASTRONOMIA
Por causa da sua localização e vegetação a região de Pucón torna-se muito bonita e com inúmeras opções de lazer como: rafting, cavalgadas, off-road, termas…
Existem diversas opções no povoado de restaurantes e cafeterias. Não deixe de provar o crepe de salmão na Creperia Trawle. Os principais restaurantes servem saborosos mariscos e peixes da região: trutas, congrio, entre outros. Existem algumas cafeterias e lojas com acesso à internet. Em geral, o custo é baixo, mas pesquise algumas opções.
Prato Típico: pratos a base de salmão, que são pescados na região do Pacífico.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES
Parque Nacional Huerquehue: existem diversas opções de trilhas no Parque Nacional Huerquehue. A principal dura aproximadamente 5 horas de caminhada, que tem um trecho de subida de 1h30. Na entrada do parque, encontra-se a lagoa Tinquilco e um dos lugares mais bonitos dessa região. O visual é imperdível, destacando-se os bosques de araucárias milenares, cascatas, riachos e uma floresta rodeada por mais 3 lagos (Verde, Toro, Chico).
Lago Tinquilco: localizado na entrada do Parque Nacional Huerquehue. O lago Tinquilco pode ser observado através dos mirantes espalhados por toda subida e caminhada até os lagos Verde e Toro. Um visual de beleza incomparável.
Museu: O Museu Mapuche de Pucón é um museu particular, de propriedade da família Ulloa Metzger, ligada desde sempre à atividade turística da região de Araucanía.
Vulcão Villlarica: localizado a 15 Km de Pucón, é o vulcão símbolo da cidade e um dos mais ativos da América do Sul. Oferece boa neve para se esquiar no inverno e uma excelente caminhada até o cume no verão. É possível visitá-lo e conhecer as cuevas formadas pela lava.
Ascensão ao vulcão Villarica: com altitude de 2.847 metros, esta ascensão é um trekking que pode ser realizado por qualquer pessoa que apresente um bom preparo físico. Para muitos, esta é a aventura máxima em Pucón: chegar ao cume, observar essa impressionante cratera com lava em ebulição, virar para o outro lado e se deparar com a visão de mais seis vulcões (Lanín, Quetrupillán, Osorno, Llaima, Choshuenco e Lonquimay) e mais 6 lagos (Villarica, Caburgua, Calafquén, Huilipilún, Neltume e Panguipulli). É necessária a utilização de roupas apropriadas, que são fornecidas pelas agências locais.
Cratera do vulcão Villarica: assim que se chega o cume do vulcão, ainda ativo, pode-se observar essa impressionante cratera com lava em ebulição.
Descida do vulcão Villarica: são duas horas escorregando pelas canaletas e caminhos formados pela neve. Existe a necessidade de utilizar roupas apropriadas que são fornecidas pela agência local.
Rapel no Salto El Claro: o Salto fica a caminho do vulcão Villarica, onde pode-se observar antigos rios de lava. O Salto El Claro é uma cascata de 84 m. Esta atividade dura aproximadamente 5 horas.
Cavalgada Circuito Las Cascatas: é uma saída que se faz de Pucón em direção ao rancho no Campo Pioneiro. Segue-se até as Termas de Palguín, cruzando o rio El León, com subida aos cerros de Palguín Alto e descida em caminhada até o Salto El Diablo, maior cascata da região, com 120 m de queda d’água.
Kayaking e Ducky no Rio Liucura: para se chegar ao rio, é feita uma saída de Pucón em direção ao Salto Carileufú, onde são vistas as águas cristalinas do Rio Liucura. Rema-se por aproximadamente 1 hora em águas tranqüilas, com a oportunidade de se aprender algumas técnicas para enfrentar os rápidos, classe II e III. Logo em seguida, no Rio Trancura, encontram-se correntes que obrigam a manobrar os caiaques entre árvores e ramos. O visual continua incrível e o lugar é excelente observatório de aves nativas, como a Bandurria. Duração aproximada de 6 horas.
Rafting no Rio Trancura: existem duas opções para a descida do rio. Descendo a parte baixa do Rio Trancura, que por seu baixo índice de dificuldade (classes II e III), oferece uma singular possibilidade para os que desejam se iniciar nesta agradável modalidade. O percurso tem duração aproximada de 1h30. O rafting na parte alta do Rio Trancura oferece um grau maior de dificuldade (classes III e IV) do que a encontrada na parte baixa do rio e tem a duração aproximada de 2h. Existe a opção de realizar os dois trechos no mesmo dia.
Montain bike: Ojos del Caburga: saída de Pucon em direção ao Rio Trancura, por um caminho que traz como cenário o próprio Rio Trancura, o Rio Liucura, os vulcões Villarica, Quetrupillán e Lanín, conhecendo os Ojos, e seguindo até o Lago Caburga. São 40 km de percurso total.
Termas: nos arredores de Pucón existem algumas opções de termas para todos os gostos. A natureza estendeu a esta área várias nascentes de águas quentes. São termas simples, rústicas e com pouca infra-estrutura, equipadas de cabanas, campings e diversos tipos de piscinas. Todos os centros termais estão entre belas paisagens, rodeadas de montanhas, a mais ou menos 30 km de Pucón. O ideal é visitar as termas em dias nublados e frios, assim é mais adequado fazer banhos de águas quentes. Também com chuva é interessante ir às termas, e algumas admitem visitas noturnas. No verão, o local fica muito cheio e às vezes é limitado o tempo de uso das piscinas.
Termas de Huife: localizado a 33 km de Pucón, na Região da Araucanía, próxima do rio Liucura. Oferece duas grandes piscinas e sxternas de águas termais a 40° C, uma piscina de água fria, banhos termais individuais, massagens terapêuticas ou de relaxamento e uma sauna. Disponibiliza restaurante de cozinha internacional e uma cafeteria. Possui 6 apartamentos com dois ambientes, de frente para o rio, com capacidade para quatro pessoas, equipadas de cama king size, varandas, frigobar, TV via satélite, calefação a lenha e a gás e banheiro privativo.
Termas de Los Pozones: localizado a 35 km de Pucon, no Valle del Rio Liucura. Famoso por seus pozones naturais e seu estilo rústico. Existem uns cinco pozones de diferentes tamanhos e temperaturas, variando entre 30 e 42ºC. O Rio Liucura corre junto das termas, o que torna possível trocar de temperatura por alguns minutos no rio. As instalações são básicas, com banheiros, mas sem outras acomodações. São muito concorridas à noite.
Termas de Menetúe: localizado somente a meia hora de Pucon, no coração da Patagônia e em plena Cordillera dos Andes. As Termas de Mentúe são um local que integra charmosos jardins, 40 hectares de bosque nativo, envolta da Lagoa Ancapulli. Disponibiliza ótimas instalações, como: amplas piscinas de águas termais para adultos e crianças, poços termais de águas em diferentes temperaturas, para uma ou duas pessoas. Possui cabanas na área da Lagoa Ancapulli, equipadas de cozinha, geladeira, calefação a lenha e Tv via satélite. Oferece um restaurante e cafeteria, em estilo rústico.
Termas de Panqui: localizado a 58 Km de Pucón, nas montanhas, próxima de Curarrehue. Centro termal e terapêutico alternativo em meio à natureza. Oferece duas piscinas grandes de 37ºC, dois poços mais quentes e outro com barro termal. Existe a possibilidade de passar a noite em um rústico hostal ou em tipis (carpas no estilo dos índios sioux), equipados com camas. Adiante há um restaurante de comida vegetariana. Periodicamente são realizados cursos de massagens e afins, e retiros espirituais.
Termas de Palguin: localizado ao lado do Río Palguín, a 31 Km de Pucón. O mais antigo centro termal da área conta com águas ricas por suas qualidades terapêuticas. Há diferentes banhos de águas que contém minerais, como potássio e lítio. Disponibiliza cabines individuais com diferentes temperaturas, mas também há uma piscina ao ar livre de temperatura moderada. Possui alguns quartos onde oferece hospedagem e alimentação.
Termas de San Luis: localizado a 27 km de Pucón. Uma extensa área de bosques e rios. Reconhecido por sua qualidade em águas termais, bom serviço e boa infra-estrutura. O Termas de San Luis é ideal para descansar e praticar atividades em contato com a natureza em família ou individualmente. O local disponibiliza sauna, bar, restaurante com cozinha tradicional chilena, jogos infantis, cavalgadas, excursões e cabanas.
DICAS ÚTEIS
Clima: no inverno as temperaturas oscilam entre os 7º e os 2º graus centígrados.
Atividades: esqui, snowboard, trekking , e snowmobile (moto de neve).
Serviços: alojamento, transporte, entretenimento, confeitarias, restaurante, ski boutique , bar.
Fonte: Interpatagonia
LAGO
No lago Villarica, você pode praticar esportes náuticos e vai encontrar praias limpas. A areia proveniente das pedras vulcânicas é preta e faz com que o lago pareça que foi feito de coca-cola.
HISTÓRIA
Fundado em 27 de fevereiro de 1883 pelo exército chileno na chamada campanha de pacificação araucania, Pucón hoje destacada pelo desenvolvimento e operação dos diferentes e variados recursos naturais que possui.
Conheça
A Montanha
No centro de ski, o SkiPucon, existem 20 pistas, traçadas em um terreno de 50 km, que se estendem dos 1.050 até 2.700 metros sobre o nível do mar, definindo uma pendente de 1.650 metros.
Pistas
Principiantes: 40%
Intermediárias: 40%
Avançadas: 20%
Experts: não possui
São 400 hectares aptos para prática do ski. O Centro de Ski possui 9 meios de elevação, uma famosa escola de esqui e uma equipe muito experiente de patrulheiros para garantir a segurança dos freqüentadores na montanha. No decorrer da montanha você, ainda, vai encontrar os 'halfpipes naturais' (ondulações na montanha criadas a partir das lavas do vulcão) ideais para a prática de snowboard.
Como chegar
Pucon está cerca de 700 km ao sul de Santiago.
O Acesso por avião é feito através do aeroporto da cidade de Temuco, a 140 km de distancia do vilarejo, numa estrada pitoresca de interessante, transfer de aproximadamente 2 horas em vans. Os vôos partem da capital com diversas saídas diárias, e levam cerca de 1 hora entre as duas cidades.
Também poderá ser usado o transporte terrestre – carro, ônibus ou trem – e em todos os casos é uma viagem tranqüila, com muito o que ver, ainda que um pouco demorada para quem está viajando para uma skiweek.