Sobre
St. Moritz fica na Suíça, perto da fronteira com a Itália, numa região conhecida como Haute Engadine, no coração dos Alpes.
Tem um clima muito favorável, conhecido como “clima de champagne”, com uma grande quantidade de dias de sol por ano – o que atrai esquiadores & snowboarders de todo o planeta, que contam, para as suas temporadas, com seus dias azuis e muita neve nas pistas.
As cidades grandes mais próximas são Zurich – e seu aeroporto internacional, e Innsbruck, na Áustria.
ST MORITZ: O VILAREJO
Saint Moritz é um dos nomes mais tradicionais do turismo mundial … e um dos berços dos esportes de neve – entre outras coisas, já foi palco de duas edições das Olimpíadas de Inverno… e isso significa poder contar com uma infraestrutura de montanha e hotelaria que possa receber atletas e turistas de todo o mundo.
A cidade, com seu lago e suas águas termais, vem atraindo turistas há centenas de anos … e com a chegada do ski na neve no fim do século 19, passou a receber ricos e famosos de todo o mundo, que lá construíam suas mansões, além dos hotéis de luxo, cenários de muitos e muitos filmes famosos.
Hoje, Saint Moritz tem cerca de 6.000 habitantes – segue sendo um vilarejo de montanha – mas oferece hotéis e pousadas de todos os níveis; restaurantes com todo o tipo de cozinha ( pois vem gente de todo o mundo … ); dezenas de boutiques charmosas, lojas especializadas em coisas de montanha; galerias de arte & lojas de decoração; e toda uma série de atrações bacanas além do ski & snowboard.
… sim, se você não esquia, e vai passar uma semana em St Moritz, anime-se: há muitas coisas legais para conhecer e curtir neste lugar lindíssimo, serão dias inesquecíveis, palavra do Point.
ST MORITZ: O CENTRO DE SKI
A área esquiável de St Moritz é enorme …são mais de 350 km de pistas, servidas por 56 teleféricos e classificadas como:
– 31 pistas azuis
– 22 pistas vermelhas
– 25 pistas pretas
– além de extensas áreas para o fora-de-pista & heliski & esportes radicais.
Ali você irá encontrar uma ótima Escola de Ski & Snowboard de renome internacional; comércio de venda ou aluguel de roupas e equipamentos para a prática de esportes de neve; dezenas de confeitarias de montanha; acesso à prática de ski&snowboard radical, com guias e filmagens.
Club Med Europa: Os Villages de Neve
O Point da Neve elegeu o Club Med e seus Villages de Neve como parceiro para o atendimento de seus clientes em seus programas de ski, snowboard e turismo de neve, na Europa, pelas vantagens que oferece : além de uma hospedagem confortável e de um serviço atencioso& sempre simpático, os villages med incluem:
– toda a comida (ótima);
– a bebida (muita);
– os skilifts (acesso aos teleféricos e pistas da região);
– aulas de ski e snowboard free;
– e aluguel barato de ótimos equipamentos de ski & snowboard.
Os programas dos villages de neve do Med são sempre de 7 noites / domingo a domingo, e podem ser adquiridos de duas formas:
• Com TGV: além do programa de 7 noites, está incluído o deslocamento entre Paris / cidade-acesso do village / Paris com o TGV (trem francês de alta velocidade) + transfer entre a cidade-acesso e o village. Estes dois serviços, quando incluídos, tem preços bastante vantajosos
• Sem TGV: qual seja, somente com o programa de 7 noites, permitindo que os clientes cheguem e saiam do village sem que seja, necessariamente, de & para Paris.
O Village Saint Moritz tem como principais características:
• Grau de conforto: 4 tridentes
• Altitude: 2.050m
• Não é ski-in/ski-out : os skilifts estão a 800 m do village
• Há shuttle free, que facilita este deslocamento
• Pistas: 31 azuis e verdes, 22 vermelhas, e 35 pretas e double-blacks
• Oferece monitoramento infantil
• Oferece piscina interna, fitness, sauna seca e a vapor e discoteca
Conheça
A Montanha
Como chegar
a) Para quem vem de TGV de Paris … são 8 horas de viagem entre a Gare de L’Est e a Gare de St Moritz; depois, são mais 10 minutos de transfer até o village.
b) Para quem vem de avião, o aeroporto mais próximo é o de Zurich – e o trajeto até St Moritz pode ser feito em trem, ônibus ou vans & automóveis.
– são cerca de 3 horas e meia de trem entre o terminal do aeroporto de Zurich e a Gare de St Moritz.
Dicas úteis
Sempre é bom, quando se vai para algum lugar – qualquer que seja – receber algumas dicas interessantes, concorda?
Alguns tem parentes ou amigos na estação de ski …
Outros muitos sortudos … tem a galera do Point, que conta tudo & não esconde nada …
– juntamos alguns palpites com a galera;
– revisamos comentários e dicas de clientes & amigos, e …
Selecionamos aqueles que pareciam mais relevantes em uma skiweek em St. Mortiz.
A MALA
Esta sempre é uma bronca na vida de skiers & snowboarders …
Modestas dicas do Point para ajudar a escolher o que levar para St Moritz:
– você sempre estará em lugares muito frios ( em todos os externos ) ou muito quentes ( em
todos os internos):
… não leve roupas “ intermediárias “ , não serão usadas.
– a temperatura média nas pistas do Hemisfério é habitualmente baixa – às vezes, muito baixa:
… se você tem uma ótima roupa de ski & snowboard, ok, leve a parceira de montanha;
… se a roupa não é ótima, deixe para alugar ou comprar lá – pls, não vá passar frio em
St Moritz, né?
– roupa de baixo ( ceroulas & camiseta ) e meias:
… devem ser de “ tecidos técnicos” , adequadas para a prática de esportes de montanha.
… esqueça suas grossas meias de lã e a ceroula de pelúcia – quando chegar lá, compre
essas duas coisas absolutamente fundamentais no Mundo da Neve.
– sapatos:
… se você pretende sair do hotel, esqueça o seu mocassim italiano, ou aquele salto 12 –
leve botas, que sejam adequadas às baixas temperaturas , e que sejam 100%
impermeáveis.
… se não for assim, não carregue peso à toa, compre os calçados adequados lá – tem de
todo o tipo e preço.
# OS DOCUMENTOS & BADULAQUES
Os Badulaques …
– você nem imagina a quantidade de clientes e amigos que passam por todo o tipo de situações complicadas e angustiantes, simplesmente por não ter feito aquele bendito “check de embarque “ antes de sair de casa rumo ao aeroporto, bem feliz …
– passagens, vouchers, comprovantes de seguro-saúde
– cartões de crédito
– documentos (passaporte, identidade, motorista)
– autorizações para viagens de menores
…. (dica preciosa do Point: leve Xerox de tudo isso acima, guardando em lugar diferente dos documentos originais … serão ouro em caso de perda e/ou roubo)
– os remédios que você precisa
– e o celular & carregador – não esqueça de falar com a sua operadora .
# DICAS SOBRE O FUNCIONAMENTO DO “SISTEMA CLUB MED “
Os villages de neve do Club Med na Europa sempre estão situados em estações de neve muito conhecidas e bem freqüentadas, que oferecem enormes áreas de pistas de todos os níveis de dificuldade; sua localização é sempre próxima a algum grande aeroporto, e os transfers entre aeroportos e villages é feito em estradas bem cuidadas e sinalizadas.
Os programas de neve do Med, sempre de 7 noites / domingo a domingo, incluem uma série de serviços sempre necessários em uma skiweek – e isso representa uma ótima relação custo/benefício para os esquiadores & snowboarders, principalmente na Europa:
1. Os skilifts: os passes para a montanha estão incluídos no programa dos villages de neve do Club Med; e seu custo real para o cliente é muito inferior ao preço de venda na bilheteria.
2. A comida: café da manhã, almoço e jantar, com o melhor da cozinha francesa, estão incluídos no programa dos villages de neve do Club Med – e além da qualidade, você pode contar com enormes quantidades…
3. Os snacks: lanchinhos, comidinhas fora de hora, tudo isso está incluído no programa… e num centro de ski, onde a fome é constante, faz enorme diferença.
4. As bebidas: água, refrigerantes e sucos, cervejas, vinhos e espumantes da casa fazem parte do programa – os clientes dos villages pagam apenas os destilados solicitados no bar – o que garante jantares de muitas risadas…
5. A cereja do bolo:os programas dos villages incluem aulas de ski e snowboard– elas são free, todos os dias se o cliente assim desejar… isso faz uma total diferença: todo mundo melhora um montão no esporte e no conhecimento da montanha, pois tem instrução especializada numa quantidade de horas que jamais iria adquirir numa estação de ski – custaria uma fortuna!
6. Essa também é muito boa: o aluguel de equipamentos de ski e snowboard não está incluído no programa; mas… os villages oferecem equipamento sempre em ótimo estado, por um valor mais que conveniente – chega a custar metade do valor médio encontrado no centro de ski onde o village está… enfim: você aluga equipamento top pelo preço de equipamento standard.
# CAMINHANDO EM ST MORITZ
a) caminhar na neve – e, principalmente, no gelo – exige cuidado e concentração. Mesmo, de verdade. Muita gente se machuca em uma skiweek não nas pistas, mas voltando de um jantar num escorregão em uma calçada gelada, acredite.
b) tenha sempre presente a distância entre onde você pretende ir e seu apartamento. Caminhar na noite em um centro de ski nos Alpes significa sensações térmicas que podem passar dos (-) 40ºC, e você não é um pinguim.
c) OK … Estabelecidos estes cuidados básicos, aceite esta dica do Point …
… caminhe muito em St Moritz !
Algo importante a comentar: St Moritz é, sem dúvida, um dos primeiros lugares da Europa a conhecer o ski na neve – e vê-lo transformar-se em fonte de muito turismo e esporte que atrai e motiva milhões de pessoas em todo o planeta.
Sempre foi, há séculos, destino procurado pelos ricos e famosos para suas férias, sejam elas no verão ou invernos, pois a região é lindíssima, com um clima de muitos dias de céu azul, sol, e cheirinho de ciprestes no ar.
Assim, prepare-se para conhecer um lugar com muita coisa legal para ver e fazer – e tudo trés chic!
# A ALTITUDE …
Em St Moritz, você estará hospedado na faixa dos 1.700m de altitude, e irá esquiar a partir dos 1.500m; isso se traduz em maior conforto – você não chegará a sentir os efeitos negativos das altitudes mais elevadas, seja para o dia-a-dia normal, seja na prática do ski & snowboard.
As pistas mais altas chegam até os 3.300m , mas… aí já estamos falando de experts-experts… e esses não tem problemas de altitude.
– e quando tem, não contam!
Mas se você chegar a sentir os efeitos da altitude …
a) solução é descanso, água, uma ou outra aspirina, e um pouco de paciência – costuma passar em 24 horas.
b) Se for fazer alguma atividade mais radical (principalmente foras de pista em neve fofa) leve em conta a questão da altitude & oxigênio – a 3.000 m , calcule uma perda de 30 a 40% de sua capacidade respiratória habitual.
# A SEGURANÇA!
Este é um assunto sagrado no Point da Neve:
– seguir, sempre em qualquer circunstância, as regras básicas de segurança na montanha, protegendo a você e aos outros.
# Confira suas fixações (regulagens e estado) antes de subir
… a perfeita regulagem das fixações para seu peso & nível de ski&snowboard é algo fundamental para a sua segurança, não deixe de fazê-lo a cada dia – leva 10 segundos.
# Faça o devido alongamento antes de entrar em pista.
… ski & snowboard podem oferecer momentos em que seu corpo seja exigido muito além do habitual : você tem que estar preparado para isso.
# Não pare NUNCA no meio da pista
… assim como você não costuma parar bem no meio de uma estrada, né?
# Pare sempre podendo olhar para cima ( é de lá que vem o perigo ) – se parar porque se machucou, ou para socorrer alguém, finque os skis (cruzados) ou o snowboard (de pé) na neve para sinalizar a situação.
… regras simples, que fazem toda a diferença.
# Mais cuidado no início do dia (gelo nas pistas & corpo frio) e no fim do dia (neve pesada & corpo cansado)
… essas duas situações são constantes – e representam a maior parte dos acidentes de ski & snowboard em qualquer pista do planeta.
# Nunca esqueça: na montanha, quem está mais abaixo tem SEMPRE a preferência
… parece óbvio, mas …
# Não faça fora-de-pista sozinho, nem sem conhecer o terreno que vai descer
… idem-idem, mas …
# AS AULAS DE SKI & SNOWBOARD
Veja bem: em nosso modesto entendimento, de todas as ótimas coisas oferecidas em uma skiweek nos villages Med, como já dissemos ali em cima – a “ cereja do bolo “ é …
– o acesso grátis às aulas de ski & snowboard
– sim, se você quiser poderá organizar sua semana passando quase todo o tempo com instrutores, conforme o seu nível nos esportes – e isso, é claro, faz com que todo mundo que faça uma skiweek num village saia esquiando muito melhor.
Essas horas de instrução custariam uma grana preta, que a maioria das pessoas simplesmente não iria gastar. Simples assim.
Use e abuse de suas aulas!
# O EQUIPAMENTO
Outra coisa bem legal dos villages Med:
– o Club tem uma antiga parceria com a Rossignol …
– assim, você encontra para locação, em qualquer village, equipamentos up-to-date desta marca ( que é uma referencia no Mundo da Neve para qualquer produto )
– e, o melhor disso tudo: por um preço bem mais em conta do que a média do mercado.
… já se você estiver procurando algo especial …
a) Consulte nossa lista de Equipamentos Top-Ten 2016 / 2017: http://www.neve.com.br/equipamentos-e-roupas/
b) E, estando em Val D’isére, procure uma das muitas lojas de locação de Equipamentos, e busque aqueles tops que você merece: lá, com toda a certeza você irá encontrar os melhores produtos do Mundo da Neve para comprar ou alugar.
Por último:
– se o seu equipamento tiver mais de, mmmm, 3 anos:
– pendure no escritório ou na churrasqueira – não carregue peso à toa: alugue ou compre lá.
… os avanços tecnológicos nesta área são incríveis, e um equipamento moderno é muito melhor, mais fácil e mais seguro do que a melhor coisa do mercado de 3 anos atrás.
# MAIS DICAS DO VILLAGE MED ST MORITZ
- O Village Med de St Moritz é indicado para famílias e casais:
O village recebe crianças a partir de 04 meses de idade, e oferece diversos tipos de serviço:
– Baby Wellcome……… atenção a crianças até 2 anos de idade, sem custo
– Baby-Sitters ………… com custo à parte
– Mini Club Med ……… atenção para crianças de 4 a 10 anos, com custo à parte
– Junior’s Club Med …. atenção para adolescentes de 11 a 17 anos, com custo à parte.
- Coisas para fazer no village St Moritz:
– Piscinas Interna aquecida
– Sauna seca e a vapor
– Sala de Musculação
– Fitness
– Passeios guiados na neve, com raquetes.
- O village não é ski-in/ski-out:
Está a cerca de 800 m de distancia dos skilifts, e você poderá percorrê-los caminhando junto às lojas e restaurantes, ou utilizar o shuttle local – ônibus circular grátis
O vilarejo está mais ou menos na mesma distância, e as alternativas são as mesmas: caminhar ou utilizar o shuttlle.
# FAZENDO TURISMO NA EUROPA!
Bem, além da skiweek no village Med, você tem que aproveitar para curtir as muitas coisas que a Europa pode oferecer… veja no mapa abaixo onde você está, e a proximidade de lugares lindos, famosos, cheios de atrações de todos os tipos, que você tem para todos os lados!
Por exemplo:
• Na França: alugar um carro e rodar a Provence, serão dias de paisagens incríveis e lugares charmosos, comidinhas especiais, vinhos de todo o tipo; ou ir um pouco mais adiante, e passear na Cote d’azur – você terá o mediterrâneo ao seu lado, curtindo lugares como St Tropez, Nice e Cannes.
E para quem já está ali, esticar até Monaco e fazer uma fezinha no cassino…
• Na Itália… você anda algumas centenas de quilômetros, e está em Milão, Florença, Verona, Pádua… são dezenas de lugares imperdíveis, que por si só valeriam a viagem, e estão muito perto do village med em que você irá estar hospedado !
• Ou… quem sabe um pouquinho mais, e vai dar umas voltas de gôndola lá em Veneza, com direito a umas voltas de barco no mediterrâneo e ilhas gregas?
Hem? Hem?
• E a Suíça?
Paisagens lindíssimas, cidades charmosas, restaurantes espetaculares, compras para nunca esquecer… ali, do ladinho de tudo, você tem Genève, Zurich e Berna, além de dezenas de outros locais turísticos famosos …
… Conte com a Equipe Point da Neve para organizar sua viagem de turismo na Europa!
# AS “CINCO MAIS”
Aqui no Point da Neve gostamos muito de receber as informações e comentários de nossos clientes … são impressões de milhares de horas de viagens; de montanhas e hotéis; aeroportos e skilifts …
Bueno, juntando isso tudo, preparamos um pequeno resumo de coisas importantes na vida de um skier & snowboarder : um viajante, que adora a neve, e curte os esportes da Montanha, que nem nós!
Enjoy!
# AS 5+ DO VIAJANTE
1. Seja organizado antes, durante, e depois da viagem.
A maior parte dos problemas que ocorrem tem origem na mais prosaica falta de organização – e este conselho engloba todo o tipo de coisas como documentos, passagens, cartões, vouchers, mapas, listas, remédios e dinheiros…
2. Saiba detalhes básicos para os lugares para onde está indo e das atrações que pretende curtir.
3. Saiba um vocabulário mínimo de coisas importantes nas línguas dos lugares que irá visitar.
4. Conheça seu itinerário e conte sempre com imprevistos na determinação de horários para coisas diversas.
5. Seja respeitoso, simpático e bem humorado.
Esta postura costuma resolver a maior parte dos pepinos que possam ocorrer em uma viagem.
Mesmo.
# AS 5+ DA NEVE
1. Os esportes de neve, por sua própria natureza, exigem solidariedade total entre seus praticantes.
Cuide muito dos outros, e nunca deixe de ajudar a quem estiver precisando, seja lá o que for.
2. Cuide muito do seu corpo: aquecimento obrigatório antes de entrar em pista,
alongamento no final do dia.
– Protetor solar.
– Alimentação adequada.
– Sono adequado.
Você precisa 100% dessas coisas.
3. Use os equipamentos adequados, de ótima qualidade, novos.
Serão a sua segurança, darão proteção e conforto, facilitarão e ajudarão por todo o tempo, de muitas maneiras.
4. Respeite a Montanha, seus códigos e sinais.
Ela agradecerá, e devolverá em alegria e prazer.
5. A Regra 5 do Viajante, em outras palavras: seja gentil e respeitoso e… as soluções aparecem, as broncas terminam, multas são canceladas e… você termina na 1ª classe do avião, dando abanicos.
# AS 5+ DO SKI
1. O Equipamento deve ser o melhor possível: botas ótimas e confortáveis, skis com a mais moderna tecnologia e fixações novinhas ; bastões leves e fortes.
Nunca poupe nisso – afinal, é uma viagem para esquiar, e a qualidade do equipamento faz enorme diferença.
2. Faça aulas. Aprenda o esporte, não fique levando trompadas pela montanha – é ruim, é chato, e é muito perigoso.
De quebra, ainda ganha um brother local – seu instrutor será o seu “amigo na montanha”.
3. Use as pistas de acordo com seu nível de ski, sem forçar : com o tempo, esforço, aulas e treino, a progressão vem naturalmente, sem riscos desnecessários.
4. Respeite sempre as regras dos centros de ski, as orientações dos patrulheiros, as orientações dos mais velhos e experientes,e, principalmente : respeite o seu velho e ótimo bom-senso.
5. Lembra da regra “ Tudo pelo Social” ?
Pois é… no ski na neve funciona que é uma maravilha: respeito e bom humor são pura mágica na montanha.
Pode usar e abusar, dá certo.
# AS 5+ DO SNOWBOARD
1. Os Equipamentos mudam – e melhoram – a cada ano, facilitando e melhorando o desempenho dos snowboarders: procure sempre o melhor conjunto de prancha e botas disponível na estação.
2. Mesmo que você seja um baita surfista, ou um skatista radical : faça aulas.
O Snowboard tem lá as suas manhas, e você irá ganhar muito tempo – protegendo o corpo.
3. Antes de tentar pistas mais difíceis, seja bom nas pistas em que você está andando.
O resto é pura vaidade, e costuma machucar.
4. A Montanha e o Snowboard tem muitas regras importantes: siga todas elas, protegendo a você mesmo, aos outros, e ao meio ambiente.
Respeito é uma palavra sagrada na Neve.
5. A Regra nº 5 uma vez mais: seja legal com todo mundo de um centro de ski – e a enorme maioria será muito legal com você.