Sobre
Portillo é o mais tradicional centro de esqui do Chile, tendo sido construído no final da década de 1940. Situado a 3 km da fronteira com a Argentina, na estrada que leva a Mendoza, está encravado na cordilheira dos Andes e ao pé da Laguna del Inca – um espetáculo cromático à parte, que varia do azul ao verde em diversas tonalidades. Distante 164 km da capital Santiago, a estação é sinônimo de requinte e aconchego. Sabe aquele lugar onde os funcionários trabalham há anos e sempre lembram seu nome e suas predileções? Pois é nesse clima familiar que você irá esquiar em Portillo! A estação é sinônimo de conforto, qualidade e, a despeito de seu quase 70 anos de existência, não parou no tempo. Portillo é um destino moderno, que oferece pistas para todos os níveis de dificuldade. A hotelaria compreende quatro tipos de estabelecimentos com o conceito ski-in/ski-out: o hotel Portillo, os anexos Octógono e Inca e as Cabanas Portillo. Independente de qual seja sua escolha, poderá usufruir a infraestrutura de cada um, como piscina térmica, cinema, espaço fitness, butique e restaurantes, o que transmite ao hóspede a sensação de estar em um cruzeiro marítimo em plena neve. Não por menos, o destino é bastante disputado por famílias durante as férias de inverno.
Há turistas que incluem o centro de esqui no roteiro de uma viagem a Santiago. De fato a capital chilena está muito próxima de Portillo e é acessada pela estrada Los Caracoles em um percurso que leva pouco mais de duas horas e meia. Percorrer essa rodovia sinuosa e íngreme é uma experiência tipicamente andina. O trajeto aclive tem trechos cujo limite máximo de velocidade não ultrapassa os 50 km/h. Se estiver dirigindo, vá com calma! Curta a paisagem, pois, além de mais seguro, será uma experiência que não sairá de sua memória tão cedo. Afinal, não é sempre que se avista o Aconcágua, a montanha mais alta fora da Ásia.
Não há como citar Portillo sem fazer uma retrospectiva no tempo. A história da mais antiga estação de esqui sul-americana começou bem antes de sua fundação, nos anos 1940. Em 1887, engenheiros ingleses foram contratados pelo governo chileno para estudar a possibilidade de construir uma ferrovia que cruzasse os Andes, viabilizando o transporte de mercadorias do Chile à vizinha Argentina. A rodovia saiu do papel e, durante sua construção, esquiar se tornou comum entre os engenheiros para acessar a área.
Com o passar dos anos, a ferrovia se tornou uma espécie de teleférico para esquiadores recreativos. Mais tarde, com a consolidação dos clubes de esqui, foi formada uma sociedade anônima conhecida como Hoteles de Cordillera S. A., responsável pela construção do Grand Hotel Portillo. A partir daí o centro começou a se desenvolver e, passadas décadas, continua operando sob a fama do pioneirismo, mas também pela excelência de seu atendimento. Portillo é a combinação perfeita entre história e modernidade.
Conheça
A Montanha
Praticar esportes de neve em Portillo significa ser contemplado com tudo que uma boa estação oferece: pistas com todos os níveis de dificuldade, trajetos fora de pista, escola para adultos e crianças, snowpark, espaço kids, restaurantes, lanchonetes e muita diversão. Seja o garçom do restaurante ou o instrutor da escola de esqui, todo mundo irá receber você com um sorriso no rosto, fazer você se sentir em casa e desejar retornar a esse lugar mil vezes.
Apesar da boa fama hoteleira, o carro-chefe de Portillo ainda é a montanha, que possui um pico de 3.310 metros, desnível esquiável de 762 metros e 2.548 metros de altura para base. Para acessar as 34 pistas, os 14 meios de elevação evitam filas e aceleram o fluxo dos esportistas. Não estranhe se escutar alguém falando em inglês ou alemão nas descidas. Portillo é um dos centros preferidos para o treinamento de verão das equipes olímpicas de esqui dos Estados Unidos e da Áustria.
Em tempo: fique atento à programação da estação! Ao longo da semana são realizadas atividades diversas, como a divertida competição entre os hóspedes e a descida de tochas pela pista Plateau. Um espetáculo visual incrível!
ÁREA ESQUIÁVEL
Como chegar
O Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, também conhecido como Aeroporto de Pudahuel e Aeroporto Internacional de Santiago, é o principal aeroporto do Chile. Está a cerca de 130 km do resort. Oferece taxi, remises (automóveis de aluguel) e transfers. O Aeroporto Internacional Gobernador Francisco Gabrielli, mais conhecido como Aeroporto Internacional El Plumerillo, serve a cidade de Mendoza, província de Mendoza, Argentina. A 180 km resort, oferece aluguel de automóveis. Outra opção é tomar um ônibus ou táxi até o terminal da cidade e, de lá, pegar o ônibus com destino a Portillo. Lembrando que o Point da Neve oferece serviço de transfer para maior comodidade e segurança dos clientes.
Dicas úteis
Programas imperdíveis
Explore Santiago
Uma ótima alternativa é esticar uns dias em Santiago antes ou depois da snowtrip em Portillo. Vale a pena fazer um tour guiado pelos principais pontos turísticos da cidade, que incluem: La Chascona, uma das residências do poeta Pablo Neruda, prêmio Nobel de Literatura em 1971; o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, inaugurado em homenagem às vítimas do governo militar, que vigorou de 1973 a 1990; o Museo Chileno de Arte Precolombino, considerado o melhor museu da cidade e um dos melhores do continente sul-americano; o Palácio de La Moneda, sede da Presidência da República; a Catedral Metropolitana; e a Plaza de Armas, sendo esses três últimos localizados no centro histórico de Santiago.
Visita a Mendoza
Outra boa pedida é desfrutar Mendoza antes ou após a snowtrip em Portillo. Em aproximadamente 2h40min de estrada você chega a Mendoza, considerada o berço do vinho argentino e famosa por produzir o melhor Malbec do mundo. A “Terra do Sol e do Bom Vinho” é responsável pela produção de 70% dos vinhos argentinos. Entre pequenos produtores e vitivinícolas gigantes, a cidade possui mais de mil bodegas com o que há de mais avançados em termos de tecnologia de cultivo. Vale um dia inteiro de visita!
Yoga
Próximo ao centro fitness, no Hotel Portillo, há uma sala de yoga e alongamento. No turno da manhã disponibiliza alongamento e à tarde, aulas gratuitas de yoga. Uma boa pedida para quem quer dar uma pausa na adrenalina da montanha e relaxar.
Heli-skiing
Entre julho e setembro, os hóspedes de Portillo embarcam na aventura do helicóptero que dá acesso às pistas de neve virgem, localizadas nos cumes que circundam o centro. O programa é feito por profissionais encarregados de guiar os esquiadores. Imperdível!
Hospedagem
O Hotel Portillo é a opção de hospedagem mais renomada e sofisticada. Conta com 124 apartamentos de diferentes categorias, espaço fitness e sala de yoga, bar, sala de jogos, serviço de baby sitter, entre outros. E mais icônica que sua fachada amarela, somente a vista dos quartos para a exuberante Laguna del Inca. O estabelecimento faz questão de manter o ar histórico nos cômodos e na arquitetura. Até pouco tempo, sequer havia TV nos quartos. Uma proposital tentativa de fazer o hóspede esquecer os eletrônicos e se sentir nos anos 1940, hospedado numa montanha de neve ainda inabitada.
O Octógono Lodge é um hotel de acomodações compartilhadas, ou seja, cada hóspede reserva sua cama num dos apartamentos. O ambiente bem estruturado e descontraído atrai o público jovem. A opção mais econômica entre as três é o Inca Lodge, que também opera com apartamentos compartilhados, porém menores que os do Octógono. O Inca é indicado para quem deseja esquiar e realmente gastar pouco! Independente de qual seja a seu escolha, o sistema é pensão completa.
Os visitantes que procuram uma opção mais autônoma, com cozinha própria, podem experimentar as Cabanas Portillo. São antigas residências dos trabalhadores do resort que, restauradas, ficaram perfeitas para receber hóspedes.
Gastronomia
Seja em um self-service ou em um sofisticado restaurante, em Portillo você irá comer bem! Não existem muitas opções, mas todas são de excelente qualidade. Destaque para o restaurante do Hotel Portillo, um dos mais renomados do país. Há muitas pessoas que viajam de Santiago a Portillo apenas para saborear as iguarias preparadas pelo chef.
A saber: o prato típico da região é congrio servido sobre purê de milho e molho de manjericão. Não deixe Portillo sem experimentar o famoso pastel de tres leches, um bolo branco embebido em calda de leite em pó, leite condensado e creme de leite coberto com chantilly e amêndoas tostadas. Nem precisamos dizer que é uma delícia!
Restaurante Hotel Portillo
O astral do restaurante não pode ser melhor com suas paredes revestidas de couro, vista para as montanhas e atmosfera de um cruzeiro marítimo. Os pratos são sempre muito bem apresentados e o destaque são as receitas elaboradas com frutos do mar. Esse aconchegante estabelecimento brinda os clientes com uma excelente carta de vinhos. Imperdível!
Restaurante Inca Lodge
Com proposta self-service, os pratos são bem preparados e os preços são camaradas. O almoço e a janta são fartos e, por isso, costuma ser disputado entre esquiadores que pretendem passar o dia na montanha.
Tio Bob’s
Afamado pelo churrasco chileno e pela estonteante vista para o centro de esqui, o Tio Bob's é uma tradição local que abre diariamente ao meio dia. Serve chorizos, frango, bife, hambúrgueres e grande variedade de acompanhamentos. Localizado na montanha, com mesas ao ar livre e ambiente descontraído, é parada certa de esquiadores e snowboarders.
Ski Box
Localizado na base da pista Las Lomas, é o mais novo restaurante de Portillo. É ideal para quem deseja beliscar ou aperitivar. Oferece sanduíches, empanadas, cerveja e vinho.
Compras
As opções de compra e aluguel de equipamentos se concentram no Hotel Portillo. A Boutique do Hotel Portillo comercializa equipamentos, roupas de inverno, acessórios e uma linha completa de souvenirs com o logotipo da estação. Próximo dali está a Oficina de Esqui, um local reservado a manutenção e aluguel de equipamentos de esqui e snowboard.
Nightlife
A opção noturna é o bar do Hotel Portillo, conhecido por sua atmosfera vibrante, bons drinques e som alto. O bar disponibiliza áreas para festas reservadas e eventos particulares. É um lugar bacana para jogar conversa fora e saborear finger foods regados a cerveja artesanal e pisco sour, a bebida tradicional do Chile.