Estados Unidos | Utah: A melhor neve e tanta diversão

6 de março de 2024
Estados Unidos | Utah: A melhor neve e tanta diversão

A maior área esquiável dos Estados Unidos fica no estado de Utah, que já conta com reconhecidas opções de estações de esqui, como Park City Mountain Resort, The Canyons Village e Deer Valley.

Estado americano situado na região oeste do país, entre Nevada e o Colorado, Utah é um dos lugares mais atrativos para esquiadores e snowboarders. Antes de mais nada, ele tem aquela que é considerada a melhor neve do continente americano. Outro diferencial de Utah incrível é a facilidade de acesso aos seus mais de 15 resorts de esqui e snowboard. Dez deles estão a cerca de uma hora do Aeroporto Internacional de Salt Lake City, capital do estado; e os três resorts mais conhecidos – Park City, The Canyons e Deer Valley – ficam a inacreditáveis 60 km. O destino, conhecido como a capital dos mórmons, é famoso também pela ótima relação custo-benefício, numa combinação de vantagens única e irresistível.

© Vail Resorts

Localizados na Cordilheira de Wasatch, a mais de 2 mil metros acima do nível do mar, Park City Mountain Resort e The Canyons Village uniram-se em 2015, resultando na maior área esquiável dos Estados Unidos, com quase 3 mil hectares. A área é conectada por 41 meios de elevação, que dão acesso a todas as 348 pistas, de todos os níveis de dificuldades. O resort, na cidade de Park City, oferece uma interessante mescla de novo e antigo. A herança arquitetônica do período de 1800 ainda está bem presente, lembrando o típico cenário dos filmes de velho oeste, principalmente na Main Street de Old Town Park City, parte histórica da cidade que fica no sopé da montanha. A cidade abriga inúmeros hotéis e restaurantes, danceterias e museus, além de centros de lazer para crianças, sem falar nas opções de compras. Aliás, outro diferencial que agrada muita gente é o enorme outlet, nem sempre encontrado em destinos de neve.

© Vail Resorts

Com tantos predicados, obviamente, Park City não deixaria de sediar uma Olimpíada de Inverno, honraria que se deu em 2002. Ela também é a sede permanente da equipe americana de esportes de neve que representa o país em todas as competições internacionais. No Utah Olympic Park há variadas pistas que atendem aos requisitos da Federação Internacional de Esqui e da Copa do Mundo de Esqui, como as de slalom, de slalom gigante e de mogul skiing (modalidade de estilo livre em que o esquiador desce a montanha saltando ondulações e rampas). Há um projeto em andamento preparando o parque para ser a base de treinamento das equipes locais e para voltar a sediar parte das competições dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 2030 ou 2034, caso Salt Lake City seja anfitriã da competição. O nível, portanto, é alto!

[link_btn]  Confira os pacotes para esquiar nos EUA  [/link_btn]

© Vail Resorts

© Vail Resorts

[link_btn]  Confira os pacotes para esquiar nos EUA  [/link_btn]

Desenvolvido há 40 anos pelo casal americano Edgar e Polly Stern, Deer Valley Resort foi um divisor de águas na indústria do esqui. A proposta inovadora de unir a prática exclusiva do esqui à experiência de um hotel luxuoso, com serviço de primeira classe e comida gourmet, se mantém ainda hoje. Localizado a apenas 53 km de Salt Lake City, ao lado de Park City e The Canyons, Deer Valley é totalmente voltado para a prática do esqui, e nas pistas há um limite máximo de esquiadores por dia. Tudo isso tem lhe rendido inúmeras premiações, como a de melhor resort de esqui dos Estados Unidos todos os anos, desde que o World Ski Awards foi lançado, em 2013. Deer Valley oferece mais de 100 pistas em cerca de 820 hectares exclusivos para esqui e um tratamento digno de reis e rainhas, com direito a suntuosos banquetes, porque o resort é primoroso também quando se trata de refeições na montanha.

© Deer Valley Resorts

 

© Deer Valley Resorts

[link_btn]  Confira os pacotes para esquiar nos EUA  [/link_btn]

© Deer Valley Resorts

Vem aí o Club Med Utah

Uma novidade com data ainda a ser confirmada já está dando o que falar na região: a abertura do Club Med Utah, primeiro resort da rede nos Estados Unidos – e será um Exclusive Collection. Localizado no Snowbasin Resort, em Huntsville, a cerca de 74 km do Aeroporto Internacional de Salt Lake, o hotel também vai ser o primeiro entre os cinco-estrelas de montanha na América do Norte a funcionar o ano todo. Seus 320 quartos serão divididos em apartamentos deluxe de dois quartos e suítes familiares, além das suítes privativas, com luxo extra.

“Continuando o nosso legado de 70 anos, o Club Med Utah dará aos viajantes oportunidades adicionais para descobrir a beleza natural de Utah e acolher as comunidades por meio de uma experiência transformadora de refúgio nas montanhas”, anunciou a presidente e CEO do Club Med América do Norte e Caribe, Carolyne Doyon.

[link_btn]  Confira os pacotes para esquiar nos EUA  [/link_btn]

Neve powder e abundante

Saiba por que Utah tem "a melhor neve da Terra":
As tempestades normalmente vêm do Oceano Pacífico, começam a perder umidade ao atravessar as montanhas costeiras e então se transformam em chuva; quando se movem sobre o deserto e, por fim, sob o Great Salt Lake, mais um pouco da umidade é drenada e, ao chegarem enfim à Cordilheira Wasatch, se convertem em uma neve que tende a ter muito pouca umidade.

Utah é um dos estados mais secos do país. Isto, somado ao frio intenso e à grande altitude, confere aos cristais de neve uma estrutura única: flocos geralmente grossos e simétricos que flutuam lentamente sobre a superfície, acumulando-se como um “pó” fofo. É a famosa neve powder.

[link_btn]  Confira os pacotes para esquiar nos EUA  [/link_btn]

Esse conteúdo faz parte da revista do Point da Neve – Edição 7.