Sobre
Área geográfica próxima à fronteira entre França, Itália e Suíça é muito montanhosa - estamos no coração dos Alpes - e, assim, povoada com muitas estações de neve, muitas delas com nomes conhecidos de todos.Com acesso através de grandes cidades como Genève / Suíça, Lyon / França e Turin / Itália, todos estes lugares de encontro de esquiadores, snowboarders e turistas (que vem de todas as partes do mundo), estão muito próximos entre si, ligados por estradas cheias de charme e vistas deslumbrantes.Uma das regiões desta parte da Europa é a Savoia & Tarentaise, que tem 3 áreas distintas de terrenos espetaculares para a prática dos esportes de neve, cada qual com seus muitos centros de ski:
A área do Espaço Killy oferece alguns nomes que você já ouviu: as mais conhecidas são Tignes e Val D'Isère, e a cidade-acesso de TGV mais próxima é Bourg Saint-Maurice, a cerca de 1 hora de carro de qualquer um destes centros de ski.
Tignes Val Claret
Tignes Val-Claret está ao lado de Val D'Isère, com quem divide o privilégio de oferecer a enorme quantidade de pistas do Espaço Killy.É um típico vilarejo de montanha, com seus chalés espalhados pelas encostas, e um animado conjunto de lojas, restaurantes, teatro, cinemas, boates, patinação e outras atrações para adultos e crianças, a 2.100 m de altitude, no coração da Savoia.
Club Med - Village de Neve Tignes Val Claret
O Point da Neve, na Europa, elegeu o Club Med e seus Villages de Neve como parceiro para o atendimento de seus clientes em seus programas de ski, snowboard e turismo de neve, pelas vantagens que oferece: além de uma hospedagem confortável e serviço atencioso, os villages incluem: toda a comida (ótima), a bebida, os skilifts (acesso aos teleféricos e pistas da região), aulas de ski e snowboard free, e aluguel barato de ótimos equipamentos de ski & snowboard.
Os programas dos villages de neve do Med são sempre de 7 noites / de domingo a domingo, e podem ser adquiridos de duas formas:
- Com TGV: além do programa de 7 noites, está incluído o deslocamento entre Paris/cidade-acesso do village/Paris com o TGV (trem francês de alta velocidade) + transfer entre a cidade-acesso e o village. Estes dois serviços, quando incluídos, tem preços bastante vantajosos.
- Sem TGV: qual seja, somente com o programa de 7 noites, permitindo que os clientes cheguem e saiam do village sem que seja, necessariamente, de & para Paris.
O Village Tignes Val Claret tem como principais características:
- Grau de conforto: 4 tridentes
- Altitude: 2.127 m
- É ski-in/ski-out.
- Pistas: 22 verdes, 64 azuis, 35 vermelhas e 16 pretas.
- Oferece: piscina interna e externa, sauna seca e a vapor, SPA e fitness.
- Oferece estrutura de monitoramento de crianças.
Conheça
A Montanha
Número de pistas: 150 pistas (dentro do domínio Espace Killy)
- Verdes (fáceis): 22
- Azuis (intermediárias): 61
- Vermelhas (difíceis): 46
- Pretas (muito difíceis/expert): 25
Número de skilifts (meios de elevação): 75 (no domínio de Espace Killy, que inclui Tignes e Val d'Isère)
- Inclui telecabines, cadeirinhas de alta velocidade e gôndolas.
Área esquiável: Aproximadamente 300 km de pistas (dentro do Espace Killy).
Altura máxima: 3.456 metros (no topo da Grande Motte Glacier).
Altura da base: 1.550 metros (em Les Brévières, uma das vilas de Tignes).
Número de montanhas: Tignes faz parte do domínio Espace Killy, que abrange várias montanhas dos Alpes Franceses, incluindo o famoso Glacier de la Grande Motte, onde é possível esquiar durante o verão.
Como chegar
Para que vem com o TGV, o acesso é feito através de Bourg Saint-Maurice, a cidade-acesso ao village. São 4 horas e meia de TGV desde Paris, e depois cerca de 50 minutos de transfer até o village.Para quem utiliza outra forma de transporte, e/ou vem de outros destinos que não Paris, Geneve/Suíça está a 165 KM, Lyon / França está a 240 km e Turin / Itália está a 275 km, todos três recebendo vôos internacionais e com diversas formas de transfers até Tignes.
Dicas úteis
Para você saber mais um pouco da trip que estamos sugerindo, leia abaixo alguns comentários e dicas do point da neve:
- 1. Sobre o funcionamento do Sistema Med, qual seja: em que consiste um programa de 7 noites num village de neve do club med;
- 2. Sobre o Village Tignes: as suas características e atrações, porque vale a pena escolher este village, e detalhes úteis;
- 3. Sobre Tignes e região, para que você possa curtir a sua skiweek da melhor forma!
Os villages de neve do Club Med na Europa sempre estão situados em estações de neve muito conhecidas e bem freqüentadas, que oferecem enormes áreas de pistas de todos os níveis de dificuldade; sua localização é sempre próxima a algum grande aeroporto, e os transfers entre aeroportos e villages é feito em estradas bem cuidadas e sinalizadas.
Os programas de neve do Med, sempre de 7 noites / domingo a domingo, incluem uma série de serviços sempre necessários em uma skiweek – e isso representa uma ótima relação custo/benefício para os esquiadores & snowboarders, principalmente na Europa:
- Os skilifts: os passes para a montanha estão incluídos no programa dos villages de neve do Club Med; e seu custo real para o cliente é muito inferior ao preço de venda na bilheteria.
- A comida: café da manhã, almoço e jantar, com o melhor da cozinha francesa, estão incluídos no programa dos villages de neve do Club Med – e além da qualidade, você pode contar com enormes quantidades…
- Os snacks: lanchinhos, comidinhas fora de hora, tudo isso está incluído no programa… e num centro de ski, onde a fome é constante, faz enorme diferença.
- As bebidas: água, refrigerantes e sucos, cervejas, vinhos e espumantes da casa fazem parte do programa – os clientes dos villages pagam apenas os destilados solicitados no bar – o que garante jantares de muitas risadas…
- A cereja do bolo: os programas dos villages incluem aulas de ski e snowboard – elas são free, todos os dias se o cliente assim desejar… isso faz uma total diferença: todo mundo melhora um montão no esporte e no conhecimento da montanha, pois tem instrução especializada numa quantidade de horas que jamais iria adquirir numa estação de ski – custaria uma fortuna!
- Essa também é muito boa: o aluguel de equipamentos de ski & snowboard não está incluído no programa; mas… os villages oferecem equipamento sempre em ótimo estado, por um valor mais que conveniente – chega a custar metade do valor médio encontrado no centro de ski onde o village está… enfim: você aluga equipamento top pelo preço de equipamento standard.
- Veja a média de preços nos villages:
Equipamento High Performance
TIPO……………………U$/SEMANA
– SKI: botas/skis/bastões……150,00
– SNOW: botas/prancha……….130,00
- O Village Med de Tignes é indicado para famílias: o village recebe crianças a partir de 02 anos de idade, e oferece diversos tipos de serviço:
– Baby Sitting: atenção a crianças a partir de 2 anos de idade , com custo à parte;
– Baby-Sitters, com custo à parte
– Mini Club Med: atenção para crianças de 4 a 10 anos, com custo à parte;
– Junior’s Club Med atenção para adolescentes de 11 a 17 anos, com custo à parte, durante as férias européias;
- O village é ski-in/ski-out, e Tignes está no coração do espaço Killy, um dos mais sagrados lugares dos esportes de neve, com suas centenas de quilômetros de pistas, teleféricos que ligam províncias e neve da melhor qualidade, em função do clima e altitude.
- Coisas para fazer no village Tignes:
– Piscinas Interna e externa aquecidas
– Sauna seca e a vapor
– Sala de Musculação
– Spa… by Payot!
– Passeios guiados na neve, com raquetes.
- A área esquiável que estará à sua disposição em Tignes é o Espaço Killy, enorme e cheio de pistas… são:
– 22 pistas verdes
– 64 pistas azuis
– 35 pistas vermelhas
– 16 pistas pretas
- O village Tignes oferece 3 tipos de apartamento: o Quarto Club, com 30 a 32 m²; e o Quarto Club com vista para as pistas, com 30 m² e mais requinte na decoração e acessórios; e o Apto Deluxe Familiar: dois quartos + banheiro e lavabo, em 52 m² com vista para as pistas.
- Como em todo village Med, no village Tignes você não irá encontrar roupas para alugar – mas terá à sua disposição uma boutique onde poderá comprar roupas de ótima qualidade, e muito charmosas.
– nas estações de ski onde os villages se localizam, você irá encontrar com facilidade lugares para alugar roupas.
- Altitude: o resort está a 2.100m de altitude, e a maior parte das pistas está na faixa dos 1.600 a 2.500m de altitude; isso se traduz em maior conforto – você não chegará a sentir os efeitos negativos das altitudes mais elevadas, seja para o dia-a-dia normal, seja na prática dos esportes. As pistas mais altas chegam até os 3.450 m, mas… aí já estamos falando de experts-experts, e esses não tem problemas de altitude.
– mas bah… quando tem, não contam!
- Tignes é um vilarejo que oferece boa estrutura para o lazer e passeios – a lém do fato de estar ao lado de val D’isére.
Você irá encontrar boutiques, cinemas, teatros, passeios de todo o tipo (raquetes com neve, snowmobile) e até programas de mergulho sob o gelo…
O público jovem vai encontrar boates, bares e discotecas, sempre com muita animação.
Bem, além da skiweek no village Med, você tem que aproveitar para curtir as muitas coisas que a Europa pode oferecer… veja no mapa abaixo onde você está, e a proximidade de lugares lindos, famosos, cheios de atrações de todos os tipos, que você tem para todos os lados!
Por exemplo:
.
- Na França: alugar um carro e rodar a Provence: serão dias de paisagens incríveis e lugares charmosos, comidinhas especiais, vinhos de todo o tipo; ou ir um pouco mais adiante, e passear na cote d’azur – você terá o mediterrâneo ao seu lado, curtindo lugares como St Tropez, Nice e Cannes.
E para quem já está ali, esticar até Monaco e fazer uma fezinha no cassino…
- Na Itália… você anda algumas centenas de quilômetros e está em Milão, Florença, Verona, Pádua… são dezenas de lugares imperdíveis, que por si só valeriam a viagem, e estão muito perto do village med em que você irá estar hospedado!
- Ou… quem sabe um pouquinho mais e vai dar umas voltas de gôndola lá em Veneza, com direito a umas voltas de barco no mediterrâneo e ilhas gregas? Hem? Hem?
- E a Suíça? Paisagens lindíssimas, cidades charmosas, restaurantes espetaculares, compras para nunca esquecer… ali, do ladinho de tudo, você tem Genève, Zurich e Berna, além de dezenas de outros locais turísticos famosos…
O Point da Neve adora a montanha, o ski e o snowboard … assim, juntamos nossos conhecimentos e crenças para resumir alguns princípios que julgamos serem muito úteis a todos, quando estiverem em contato com a natureza e os esportes de neve.
Enjoy !
AS “CINCO MAIS” DO… VIAJANTE.
- Seja organizado antes, durante e depois da viagem. A maior parte dos problemas que ocorrem tem origem na mais prosaica falta de organização – e este conselho engloba todo o tipo de coisas como documentos, passagens, cartões, vouchers, mapas, listas, dinheiros…
- Saiba detalhes básicos dos lugares para onde está indo e das atrações que pretende curtir.
- Saiba um vocabulário mínimo de coisas importantes nas línguas dos lugares que irá visitar.
- Conheça seu itinerário e conte sempre com imprevistos na determinação de horários para coisas diversas.
- Seja respeitoso, simpático e bem-humorado. Esta regra resolve a grande maioria de todo o tipo de pepino que possa aparecer. Mesmo.
AS “CINCO MAIS” DA… NEVE.
- Os esportes de neve, por sua própria natureza, exigem solidariedade total entre seus praticantes. Cuide muito dos outros e nunca deixe de ajudar a quem estiver precisando, seja lá o que for.
- Cuide muito do seu corpo: aquecimento obrigatório antes de entrar em pista, alongamento no final do dia. Protetor solar. Alimentação adequada. Sono adequado. Você precisa 100% dessas coisas.
- Use os equipamentos adequados, de ótima qualidade, novos. Serão a sua segurança, darão proteção e conforto, facilitarão e ajudarão todo o tempo, de muitas maneiras. Do contrário…
- Respeite a montanha, seus códigos e sinais. Ela agradecerá e devolverá em alegria e prazer.
- A regra 05 vem mais uma vez: seja simpático, gentil, respeitoso e bem humorado e… shazam !! Soluções aparecem, broncas terminam, multas são canceladas, e você termina na 1ª classe do avião sem saber bem por que…
AS “CINCO MAIS” DO… SKI.
- O equipamento deve ser o melhor possível: botas ótimas e confortáveis, skis com a mais moderna tecnologia e fixações novinhas, bastões leves e fortes. Nunca poupe nisso, afinal… é uma viagem para esquiar, verdad?
- Faça aulas. Aprenda o esporte, não fique levando trompadas pela montanha. É ruim, chato e perigoso. De quebra, ainda ganha um brother local – o professor será seu “amigo na montanha”!
- Use as pistas de acordo com seu nível de ski, sem forçar: com treino, esforço, aulas, tempo, a progressão vem naturalmente, e logo você estará triturando pistas double-black – mas sabendo o que faz…
- Respeite as regras do centro de ski, as instruções dos patrulheiros, as orientações dos mais experientes e , mais que tudo, respeite muito o seu velho e querido bom-senso.
- Lembra da Regra Tudo-Pelo-Social ? Pois é, no ski na neve funciona que é uma maravilha. Respeito e bom humor são pura mágica na montanha. Pode usar e abusar, dá certo.
AS “CINCO MAIS” DO… SNOWBOARD
- Os equipamentos mudam – e melhoram – a cada ano, facilitando e melhorando o desempenho dos snowbordistas: procure sempre o melhor e mais moderno conjunto de prancha & botas disponível na estação.
- Mesmo que você seja um baita surfista ou um skatista radical, faça aulas. O snowboard tem lá suas manhas e você irá ganhar MUITO tempo. Protegendo o corpo.
- Antes de tentar pistas mais difíceis, seja bom nas pistas em que está andando. O contrário é pura vaidade…
- A Montanha e o snowboard tem muitas regras importantes. Siga estas regras e proteja a você, aos outros e ao ambiente. Respeito é uma palavra sagrada na neve.
- A Regra 5, uma vez mais : seja legal com todo mundo do centro de ski e a enorme maioria deles será legal com você. É assim, juramos que sim. – Quer melhor que isso, irmão ?