Sobre
Ao se aproximar de Santiago, ainda no avião, você vai grudar na janela e se embasbacar com a vista para a Cordilheira dos Andes. Esse é o cartão de visita de uma das mais belas cidades sul-americanas. Cosmopolita, cultural, perto da praia e da neve, a capital chilena é a fusão perfeita entre história e modernidade. De um lado as colonizações indígena e espanhola e de outro o avanço de um país de primeiro mundo. Lar de seis milhões de habitantes, Santiago impressiona pela limpeza, segurança, organização e hospitalidade. Distante duas horas de carro de três renomadas estações de esqui, El Colorado, La Parva e Valle Nevado, conta com as facilidades das grandes metrópoles, tais como farta rede hoteleira, gastronômica e varejista. Quem visita se apaixona e quer voltar sempre!
Santiago é uma cidade grande, viva e repleta de cultura. Nas ruas, as edificações históricas de estilo colonial se misturam a projetos arquitetônicos arrojados. Com suas praças, museus, bares, casas noturnas, cafés e restaurantes, a capital transita entre a pompa de Buenos Aires e o aconchego de Montevidéu, embora suas características sejam únicas. Apesar do clima seco se fazer presente tanto no inverno quanto no verão, as quatro estações são bem definidas, o que se torna ainda mais especial quando se está próximo à neve e ao mar. Se Santiago está a duas horas de carro da cadeia andina de montanhas, também está próxima de Viña del Mar e Valparaíso, dois tradicionais destinos de verão.
O Chile é reconhecidamente o país da América Latina que possui os melhores vinhos tintos elaborados com a uva Cabernet Sauvignon. Os tintos de outras uvas, como Merlot e Syrah, melhoram a cada safra e já se destacam no cenário internacional. Mas o que explica esse sucesso? Se você olhar no mapa, vai reparar que o território chileno é bastante estreito (cerca de 180 km de largura) e muito comprido (cerca de 4.300 km de comprimento). Está entre a Cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico, o que resulta numa topografia e clima perfeitos para o cultivo das videiras. O país tem 400 vinícolas registradas e, desse total, 150 estão abertas à visitação, sendo a maioria nas cercanias de Santiago. Experimente conhecer consagradas casas, como Concha y Toro, Cousiño Macul e Santa Carolina. Você não vai se arrepender!
Conheça
A Montanha
Como chegar
O aeroporto internacional de Santiago é moderno, organizado e recebe voos diários do Brasil. Está a cerca de 40 km do centro da cidade e disponibiliza todo tipo de transporte: ônibus regulares urbanos, ônibus executivos, taxis e empresas de locação de carros. Lembrando que o Point da Neve oferece serviço de transfer para maior comodidade e segurança de seus clientes.
Dicas úteis
Programas imperdíveis
City tour por Santiago
Uma ótima alternativa para conhecer os principais pontos turísticos de Santiago de uma só vez é fazer o city tour guiado, que inclui o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, erguido em homenagem às vítimas do governo militar, que vigorou de 1973 a 1990; o Museo Chileno de Arte Precolombino, considerado o melhor da cidade e um dos melhores do continente sul-americano (em seu prédio estão abrigadas mais de duas mil peças indígenas!); o Palácio de La Moneda, sede da Presidência da República; a Catedral Metropolitana e a Plaza de Armas, esses três últimos localizados no Centro Histórico de Santiago.
Viña Del Mar e Valparaiso
O Chile que nos brinda com os picos nevados, também possui belas praias. Distantes 100 quilômetros de Santiago, Viña Del Mar e Valparaíso são ótimas oportunidades para conhecer o oceano Pacífico. As cidades podem ser acessadas de carro ou ônibus, que partem de 15 em 15 minutos dos terminais Alameda e Pajaritos. A rodovia 68, que liga Santiago ao litoral, brinda os viajantes com belas paisagens. Embora separadas por oito quilômetros, Viña Del Mar e Valparaíso são bem diferentes entre si. Conhecida como Cidade Jardim por suas ruas floridas, Viña é estruturada e sua orla é perfeita. Já Valpo, como é carinhosamente chamada pelos chilenos, é uma viagem no tempo com suas ruas estreitas de paralelepípedo e ar rústico. Lá está La Sebastiana, uma das casas do poeta Pablo Neruda.
Vinícolas
A geografia do Chile é inegavelmente perfeita para a produção de vinhos. O país é estreito e a vinicultura se desenvolve na parte central do seu território, localizado longitudinalmente entre a Cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. No planalto central, a serra costeira bloqueia a influência do mar sobre a temperatura, determinando um clima com verões quentes, pouca chuva e baixa umidade, características perfeitas para o cultivo de uvas. O Chile possui cerca de 400 vinícolas das quais 150 estão abertas à visitação. É possível conhecer renomadas casas vitivinícolas próximas à Santiago, como a Matetic, a Indomita e a Odfjell Vineyards, conforme recomenda Dominique Rudlof, gerente comercial e de marketing do Valle Nevado Ski Resort.
Casas de Neruda
Nobel de literatura em 1971, o poeta chileno Pablo Neruda utilizava suas casas como forma de expressão. As residências viraram museus abertos ao público, em que a genialidade e perspicácia do artista são visíveis em cada cômodo. La Chascona é uma delas e fica em Santiago. As demais são La Sebastiana, situada em Valparaíso, e Isla Negra, localizada em El Quisco.
Cajon del Maipo
Combine sua viagem com uma visita ao Cajon de Maipo. Distante 100 quilômetros de Santiago, é uma região montanhosa, localizada aos pés da Cordilheira dos Andes. Lá você irá se deparar com piscinas naturais de águas termais (Baños Colina e Baños Morales), com o exuberante Rio Olivares e com as Termas del Plomo. Mais uma prova da versatilidade geográfica do Chile.
Mall Sport
O Mall Sports deveria ser uma dica de compras, correto? Errado! Além de lojas, o empreendimento disponibiliza piscina com ondas, muro de escalada, air trail, kids area, pista de kart, laguinho com barcos e pista de skate. É um misto de shopping com parque de diversões radical. Imperdível para quem curte esporte!
Catedral Metropolitana de Santiago
Esta imponente catedral encanta aos olhos. É uma edificação grande e sólida, que resistiu a abalos sísmicos que destruíram Santiago no passado. O teto da construção é lindíssimo!
Parque Metropolitano de Santiago
Este imenso parque é um dos lugares preferidos dos chilenos. A enorme área verde abriga trilhas para caminhada, piscinas e zoológico. No alto do parque, está o monumento da Virgen de La Inmaculada Concepción. Lá de cima é possível ter uma perspectiva panorâmica de Santiago.
Sky Costanera
A 300 metros de altura, Sky Costanera tem a vista mais impressionante em 360° de Santiago. Do alto você curte a Cordilheira dos Andes e Santiago como se ambas estivessem aos seus pés. Elevadores dão acesso a esse que é conhecido como o ponto mais alto da América do Sul.
Hospedagem
Santiago possui uma ampla rede hoteleira que contempla todos os gostos e bolsos. Aliás, esse é um aspecto interessante da capital chilena: há hotéis por bons preços se comparado com outras capitais sul-americanas. As acomodações no centro costumam ser mais baratas, mas a região é bastante movimentada, barulhenta e o comércio é efervescente. Se for exatamente isso que você procura, a dica é ficar nas proximidades do Palácio de La Moneda, sede da Presidência da República, e apreciar os prédios históricos, os monumentos, as lojas, os restaurantes e os bares da volta.
Para quem prefere fugir do fervo, os bairros Vitacura e Las Condes são os mais indicados. São áreas residenciais, repletas de edifícios sofisticados e ruas calmas. Em Las Condes, a via homônima é a principal e dá acesso à estrada que liga Santiago às três estações de esqui vizinhas. E ainda quem prefere uma opção entre o agito e a calmaria, vai gostar dos bairros Providencia e Lastarria, tomados por residências e estabelecimentos comerciais.
Gastronomia
A cultura gastronômica chilena é riquíssima e, nesse quesito, a geografia novamente joga a favor. O extenso litoral favorece a atividade pesqueira com boa variedade de peixes e frutos do mar. Para nós, brasileiros, há espécies raríssimas, mas extremamente saborosas. As parrillas também fazem a fama local. Diferentemente da Argentina e do Uruguai, no Chile as parrillas costumam ser acompanhadas de muitos vegetais e ingredientes naturais, como abacate e milho.
Na região central da cidade, você encontra almoço barato como o menu del dia, que corresponde ao nosso prato executivo com bebida, entrada, prato principal e sobremesa. O shopping center Parque Arauco e o centro comercial Patio Bellavista são boas opções que reúnem restaurantes e bares. Se a ideia for um local mais sofisticado, é dica é a Avenida Nueva Costanera, localizada no bairro Vitacura, ou a Avenida Isidora Goyenechea, no bairro El Golf. Restaurantes da moda e chefs renomados costumam se instalar por lá. Em tempo: do restaurante mais simples ao mais sofisticado, a carta de vinhos sempre oferecerá excelentes opções de tinto!
Como Agua para Chocolate
Localizado no boêmio bairro Bellavista, é um dos restaurantes mais visitados por turistas. Tem música ao vivo e cardápio em português. Um dos destaques da casa é o congrio, peixe típico chileno, servido ao molho de espinafre e amêndoas.
Galindo
Próximo ao badalado Como Água para Chocolate, é uma opção menos turística. Com 41 anos de tradição, a casa se especializou na gastronomia local, oferecendo pastel de choclo, empanadas, reineta, cazuela e o famoso lomo a lo pobre. O ambiente é simples, a música é alta e os preços da comida e da bebida são acessíveis.
Ristorante & Trattoria Da Noi
O bairro Italia é um dos cantinhos mais charmosos de Santiago. Lá você encontra galerias e cafés muito simpáticos. Entre os estabelecimentos de destaque, está este delicioso restaurante de gastronomia italiana. Não se preocupe, pois o vinho é chileno!
Dominó
Você sabia que existe um cachorro-quente típico chileno? Se você aprecia o lanche, não deixe de provar a receita do Dominó, preparada com pão, salsicha, condimentos e abacate. Se desejar variar o cardápio, experimente o churrasco que a casa também oferece.
Fuente Alemana
Contrariando o nome, este restaurante serve os sanduíches tradicionais do Chile. O mais famoso é o lomito, feito com pernil, abacate, tomate e maionese (a carne é fartíssima!). Não deixe de vivenciar essa experiência tipicamente santiaguina!
Donde Augusto
Centolla é um crustáceo enorme, cheio de farpas e sabor estupendo, encontrado nas águas gélidas do oceano Pacífico. Cada animal pode pesar dois quilos e suas patas chegam a ultrapassar um metro de largura entre uma ponta e outra. Em Santiago, existe um lugar ímpar para degustar a iguaria: o Donde Augusto, localizado no Mercado Central. O ambiente é simples e repleto de gente, mas o cardápio vale a visita!
Les Assassins
Se você é chegado em gastronomia francesa, vai se amarrar no Les Assassins. O ambiente é aconchegante e vai fazer você se sentir na Paris dos anos 1920. A especialidade é o filet au poivre, uma carne com molho à base de pimenta do reino. Em tempo: a carta de vinhos é pra lá de especial!
Plaza Garibaldi
Apesar da pinta italiana do nome, o Plaza Garibaldi é um restaurante de comida mexicana. É um dos mais tradicionais da cidade.
Confiteria Torres
Fundada em 1874, é a mais antiga confeitaria do Chile. Equivale ao famoso Café Torroni, em Buenos Aires, e à Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. É um local turístico imperdível!
Eladio
Carnes suculentas na brasa, boa carta de vinhos, ambiente simples e preço camarada é o que oferece o Eladio. Um bom lugar para ir quando bater aquela vontade de comer um churrasco.
Compras
Santiago é um destino de compras bem badalado. Muitos turistas que vão ao Chile para desfrutar as estações de esqui sempre dão um jeito de passar alguns dias na capital para curtir suas atrações, entre elas as compras. O Parque Arauco é o shopping center mais tradicional e o lugar certo para quem procura grifes. O Paseo Ahumada é uma opção mais popular, sendo uma via de pedestres com diversas lojas, incluindo estabelecimentos de malharias locais. Ali você encontrará roupas de qualidade por preços bem legais. Mas se a ideia é mesmo caçar produtos bons e baratos, os outlets são a melhor opção. Eles ficam um pouco afastados, mas vale a passada para renovar o guarda-roupa. Na Ruta 5 Norte, estão os outlets de marcas internacionais. Se em geral as roupas no Chile são mais baratas que as comercializadas no Brasil, imagine os preços nos outlets!
Mall Sport
Um dos grandes baratos de Santiago é o Mall Sport, um shopping exclusivamente de lojas esportivas. Você encontra roupas de esqui, snowboard, skate e equipamentos.
La Bolsa del Ski
Nesta tradicional loja você encontra excelentes equipamentos de esqui, snowboard e kitesurf.
Northland Mall
Esta loja é especializada em esqui, snowboard e trekking.
Costanera Center
É um dos maiores shoppings centers de Santiago. Você encontra lojas de departamento como Forever 21 e H&M.
Mercado Central de Santiago
Localizado em um prédio histórico de 1872, construído com ferro fundido na Escócia, o Mercado Central de Santiago é daquelas paradas obrigatórias para praticamente todo mundo que visita a capital chilena. Ali você encontra queijos, vinhos, especiarias e restaurantes. O Mercado Central de Santiago é o Chile num só lugar!
Feria Artesanal Santa Lucia
Aqui você encontra todo tipo de artesanato. Um ótimo local para levar uma lembrancinha da cidade e presentear amigos.
Centro Artesanal Pueblito de Los Dominicos
Feira de artesanato que reúne cerâmicas, pinturas, esculturas e comidas típicas. Vale conferir, pois é uma feirinha mais que charmosa!
El Mundo del Vino Isidora Goyenechea
Este estabelecimento é o paraíso dos amantes de vinho. Você encontra os melhores rótulos do Chile e do mundo. Volta e meia a loja está com promoções bem bacanas.
Bio-Bío Market
A maior feira de bugigangas de Santiago, ao melhor estilo da londrina Notting Hill. Todos os sábados e domingos, a Rua Bio Bío e suas imediações viram um imenso mercado de pulgas, onde é possível encontrar de tudo.
Nightlife
A noite de Santiago é viva e repleta de atrações. Como qualquer metrópole, a capital chilena conta com bairros para todos os estilos de agito. Com seus tradicionais bares, a noite no Bellavista é boêmia com predominância de música cubana e jazz. Na avenida Suécia, situada entre o Centro Histórico e o bairro Las Condes, estão as melhores boates, bares e pubs. É uma região da moda, bacana para conhecer gente nova e treinar o idioma espanhol. Outro bairro imperdível é o Lastarria com suas atrações artísticas e fina gastronomia.
Las Urracas
Esta opção é para quem quer dançar mesmo! No Las Urracas toca todo tipo de música, mas predomina o reggaetown.
Liguria
É um lugar bacana para jantar e depois ir para o balcão pedir uma cerveja e jogar conversa fora. O Liguria é bastante tradicional em Santiago.
Uncle Fletch
O ambiente rústico é inspirado em Fletcher Davis, o criador do hambúrguer. Os hambúrgueres são a atração da casa, mas as cervejas não deixam por menos.
Flannery's Beer House
O Flannery's é um pub irlandês muito famoso em Santiago. As ótimas opções de cerveja e os petiscos fazem o lugar ser ideal para happy hour.
Happy Ending Tours
Uma grande opção turística e boêmia em Santiago é o Happy Ending Tour. Trata-se de um tour por baladas da cidade. Há diferentes pacotes: desde boates animadíssimas até pubs e bares onde a atração são as cervejas e os vinhos. É uma excelente oportunidade para conhecer a noite santiaguina.