Luis Felipe Carchedi - Neve - Esportes de neve - Turismo de neve

Las Leñas

Luis Felipe Carchedi
Las Leñas

PROFISSÃO: Empresário
CIDADE: Porto Alegre – RS
IDADE: 41 anos
DATA: 21/10/09

Ski, Snowboard, ou Chocolate & Lareira? Qual tua preferencia?

Snowboard

Qual o motivo desta preferencia?

Escolhi o snowboard porque é mais parecido com o surf, que é um esporte que pratico desde os 13 anos de idade. Como curiosidade comecei com o ski e pratiquei em algumas temporadas, a mudança para o snow foi complicada, pois tive que recomeçar a ver as montanhas de baixo, mas valeu a pena…

Na tua opinião, qual o melhor centro de ski da América do Sul? Por que?

Para mim, Las Lenas é o melhor, pois alia boas pistas com bons e muitos fora de pista de todos os níveis.

Alguma dica especial deste lugar para passar adiante?

Quando abrir “Martes”, não vacile e suba logo, pois é uma descida pela pista de 7 KM e fora de pista por baixo do lift sensacional, esta quando estiver com bastante neve.

Alguma outra estação de ski que gostarias de comentar?

Na américa do Sul, este ano fomos ao Ushuaia é gostei muito, pois o lugar é muito bonito e as pistas estavam muito boas e com pouca gente – Valeu muito. Valle Nevado também é muito bom, apesar de particularmente eu sofrer um pouco com a altitude, mas também gosto muito. Na américa do Norte, são várias as preferencias, pois acho que as montanhas do Colorado são fantásticas.

Na tua opinião, qual o centro de ski ideal para ir com a Família?

Os centros de ski nos Estados Unidos todos tem uma excelente estrutura para a família. Na minha opinião as viagens de ski são excelente para a família, tenho 2 filhos, uma menina de 14 anos e um menino de 12 anos, e eles de fato inicaram a curtir a partir dos 7 anos, portanto acho que para quem tem crinaças o melhor é ir só o casal até as crianças terem os 7 anos, e depois levar todos.

Tens alguma(s) dica(s) que gostarias de passar para turistas, esquiadores e snowbordistas, sejam iniciantes ou experts?

Para os iniciantes, eu diria que o início é duro para todo mundo…não se pode desistir porque você estará persendo a chance de um esporte para a vida toda!!!

Para os intermediários, o segredo é não ter medo, vá com cautela e sem medo que a montanha vai ser sua parceira.

Para os experts, que me deem as dicas…hehehehehehe…acho que a melhor seria: Explore a montanha, você terá experiências únicas.

Ahhh… para to dos, cuidado com os finais de dias, você sempre estará mais cansado e disperso, aí que estão as piores vacas…

Outra dica importante é para suas viagens, procure uma agência com experiência na neve para que você possa buscar exatamente o que precisa, pois vc terá muitas opções…

Alguma história para contar?

Muitas e muitas…. Todas ótimas!!! A maior aventura foi o Heliski em Valle Nevado, saímos para encontrar uma montanha no meio do nada, um dia de sol depois de 3 dias de muita neve, imagine sem vento e sem nada de barulho, o helicóptero nos deixa no top de uma montanha, você olha para o lado e não vê nada só montanhas brancas inexploradas, até aí tudo maravilhoso… Aí o instrutor e guia olha para vc e mais 3 amigos e diz, “agora vamos aprender como se usa o gps, a pá e como se virar em uma avalanche”… a cada explicação vc pensa, será que vou fazer isto mesmo??? Não tem mais como volltar, depois de 30 minutos de aula de sobrevivência a uma avalanche, começamos a descer, a primeira saída do cume da montanha, vc coloca o snowboardo na beira da descida, tenta enchergar o fim e nada… O guia diz é por aqui e vai, chegou a sua vez, vc vai e vê que a saisfação de uma descida destas é muito maior que qualquer outra sensação. Este dia foi inesquecível até o momento de na base da descida esperamos o helicoptero e voltarmos para o Valle passando por cima das únicas marcas da neve, que eram as nossas… Como disse, as histórias são muitas, mas esta aventura foi a melhor de todas! Forte abraço ao Beto, Cris e Sandro e parabéns pela excelente empresa e trabalho que vcs tem feito ao esquiadores. Um abraço especial a Equipe Iguana!!!