USHUAIA - Neve - Esportes de neve - Turismo de neve

USHUAIA +

Ushuaia

USHUAIA

A expressão “fim do mundo” é usualmente empregada quando nos referimos a um local distante de tudo e, por isso, desinteressante. A máxima, no entanto, não se aplica ao Ushuaia. Conhecida como ciudad del fin del mundo, a capital da província da Terra do Fogo está localizada a 3.600 km de Buenos Aires e a 800 km do continente antártico, o que lhe dá a condição de cidade mais austral do mundo e justifica a alcunha. Não há temporada de neve mais longa na América do Sul, por isso, de junho a outubro, a região recebe esquiadores e snowboarders de todos os cantos do planeta. Aqui as temperaturas médias no verão não chegam aos 10ºC e, para aplacar o frio, a cidade conta com uma afamada gastronomia e uma rede hoteleira de primeira. Em Ushuaia, o “fim do mundo” ganha outro sentido!

 

Estar na cidade mais meridional do planeta é garantia de neve constante e paisagens onde se vislumbram geleiras, montanhas e bosques. A província tem o nome de Terra do Fogo, pois quando os navegadores espanhóis cruzaram a ilha, avistaram as fogueiras dos nômades que povoavam o local. Esse cantinho do mundo possui uma geografia selvagem que fascina quem vive em um país predominantemente tropical como o Brasil. Colônias de pinguins, grandes mamíferos marinhos, enormes geleiras e árvores retorcidas compõem as paisagens dignas dos documentários da National Geographic.

 

 

Ushuaia foi fundada em 1884 e cresceu por influência de um presídio, cuja finalidade era isolar ao máximo os detentos e demarcar uma área, até então inabitada, como território argentino. O frio que espantou turistas por muitos anos, acabou por se tornar o maior atrativo do lugar. Milhares de pessoas rumam ao Ushuaia para conhecer espécies de aves e leões-marinhos que são encontrados apenas lá. Isso levou a cidade a modernizar a rede hoteleira, a diversificar as opções gastronômicas e a erguer um centro de esqui em suas cercanias. Cerro Castor é uma das estações mais novas do continente sul-americano e graças a ela Ushuaia se consolidou como um destino de neve completo. A despeito das gélidas temperaturas, a cidade é aconchegante em razão da hospitalidade de seu povo, da atmosfera pacata e do cenário de tirar o fôlego.

 

 

ONDE FICA