INFORMAÇÕES GERAIS
A Terra do Vinho
Mendoza é uma linda cidade, literalmente encravada na Cordilheira dos Andes.
Distante da capital Buenos Aires em exatos 1.000 km – que você pode percorrer em vôos diários que partem do Aeroparque – o aeroporto no centro de Buenos Aires; ou em estradas bem pavimentadas e com muito apoio pelo caminho (postos de gasolina, pequenas comunidades com restaurantes e serviços básicos, motéis para viajantes), conhecendo o pampa argentino e suas muitas fazendas, vendo o panorama da cordilheira se aproximando a cada quilômetro percorrido.
O clima da região é de pouca chuva – você terá céu azul quase todo o tempo, e a temperatura é amenizada pela altitude (Mendoza está a 820 m) e a presença das neves eternas, sempre muito próximas.
As grandes atrações da região são:
-
- A maior delas é o Vinho. As terras da região de Mendoza são excelentes para a produção do vinho malbec, e sua qualidade superior atrai visitantes de todo o mundo, que vem fazer o conhecido “circuito del vino“, curtindo as muitas vinícolas – Mendoza tem centenas de vinícolas, muitas delas com fama mundial.
- O Cerro Aconcágua, com seus 6.962 m de altitude, ponto culminante da América do Sul, que atrai escaladores e praticantes de trekking de alto desempenho para suas muitas trilhas.
- E os centros de ski, os conhecidos Las Leñas (que está a 350 km de distancia de Mendoza), Penitentes (a 160 km de distancia), e, já em território chileno, a estação de Portillo, a cerca de 200 km de distancia, numa linda estrada.
Mas não há dúvida alguma: Mendoza respira vinho. Além do Malbec, glória local e maior motivo de tantos visitantes, a região é conhecida produtora de ótimas variedades dos vinhos cabernet-sauvignon, sauvignon blanc, sirah, merlot…
Há programas específicos para todos os gostos e bolsos: se você é apreciador de vinhos, não tenha dúvida de que irá poder escolher o roteiro mais adequado ao seu paladar, à sua vontade de gastar mais ou menos dinheiro, à sua disponibilidade de tempo – e de como usá-lo em Mendoza.
COMO CHEGAR EM MENDOZA:
AVIÃO:
- você terá à disposição diversos horários de vôos vindos da capital Buenos Aires, saindo do Aeroparque, que fica bem no coração da capital portenha.
- O vôo tem a duração média de 1hora e 15 minutos, e o aeroporto de Mendoza é simpático e bem atendido.
CARRO:
- você irá usar a Ruta 7, numa distancia de 1000 km, passando por Junin, Villa Mercedes, San Luis – puro pampa argentino!
Confira a localização de Mendoza no mapa: